Zyban comprimidos

Atualizado em: Janeiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Zyban é um medicamento usado para ajudar a deixar de fumar.

Embora a bupropiona também seja usada para tratar a depressão, as informações contidas nesta bula são destinadas especificamente a pessoas que estejam em tratamento para parar de fumar, pois as dosagens e as demais instruções são diferentes para o tratamento da depressão.

Posologia

Como usar?

O Zyban deve começar a ser usado enquanto ainda se estiver fumando e deve-se estabelecer uma data para parar de fumar durante a segunda semana após o início do tratamento.

A dose normalmente recomendada é:

- Nos três primeiros dias, um comprimido de 150 mg, uma vez ao dia.

- Do quarto dia em diante, um comprimido de 150 mg, duas vezes ao dia, com pelo menos 8 horas de intervalo e não próximo a hora de dormir.

Se se obtiver progresso após 7 semanas, o médico pode considerar a interrupção do tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns que ocorrem com o uso deste remédio são insônia, dor de cabeça, boca seca, distúrbios gastrintestinais, por exemplo, náuseas e vômitos.

Com menos frequência podem ocorrer reações alérgicas, perda de apetite, agitação, ansiedade, depressão, tremores, vertigem, mudanças no paladar, dificuldade de concentração, dor abdominal, prisão de ventre, erupção cutânea, coceira, distúrbios de visão, transpiração, febre e fraqueza.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas alérgicas a qualquer componente do medicamento, que tomam outros medicamentos que contenham bupropiona, menores de 18 anos, com epilepsia ou outros transtornos convulsivos, com algum distúrbio de alimentação, que usa bebidas alcoólicas em excesso e está tentando parar de beber ou parou há pouco tempo, parou recentemente de usar tranquilizantes ou sedativos, ou que está tomando ou tomou, nos últimos 14 dias outros medicamentos para depressão ou doença de Parkinson chamados inibidores da MAO.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Zyban é um medicamento que contém a substância ativa bupropiona que reduz a vontade de fumar em pessoas com dependência à nicotina.

A bupropiona interage com duas substâncias químicas no cérebro, chamadas de noradrenalina e dopamina, que estão relacionadas com dependência e abstinência.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento com Zyban, deve-se falar com o médico nos seguintes casos:

  • Histórico de ataque epilético ou convulsão;
  • Presença de tumor no cérebro;
  • Comportamento ou pensamentos suicidas;
  • Problemas nos rins ou no fígado;
  • Dabetes;
  • Toma de estimulantes ou outros medicamentos para controlar o peso ou apetite;
  • Problemas psiquiátricos,
  • História de trauma grave na cabeça.

Além disso também se deve falar com o médico caso a pessoa tenha mais de 65 anos, esteja grávida ou pretenda engravidar.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas que indicam superdosagem são sonolência, redução do nível de consciência e alterações nos batimentos cardíacos.

Além disso, foram relatados alguns casos que resultaram em morte.

Composição

Cada comprimido de Zyban contém:

Cloridrato de bupropiona_________________________150 mg

Excipientes q.s.p. __________________________1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, hipromelose, cloridrato de cisteína, estearato de magnésio, cera de carnaúba, Opadry púrpura YS-1-4845 (hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, corante azul FD&C no 2, corante vermelho FD&C no 40 e polissorbato 80).

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Lda.

- SAC: 0800 701 2233

Dizeres legais:

MS: 1.0107.0272 | Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ Nº 18875

< Zovirax pomada oftálmica < Zyban comprimidos > Zymar colírio >
publicidade