Zovirax comprimido

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Zovirax em comprimidos é um remédio indicado para o tratamento do Herpes zooster, para o tratamento e recorrência das infecções de pele e mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex e para a prevenção de infecções recorrentes causadas pelo vírus Herpes simplex.

Além disso, também é indicado para pacientes seriamente imunocomprometidos.

Posologia

Como usar?

A posologia depende do objetivo do tratamento.

  • Tratamento de Herpes simples em adultos:

A dose recomendada é de 1 comprimido, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna, durante 5 dias, e deve ser estendido em infecções iniciais graves. Em pacientes gravemente imunocomprometidos ou com problemas na absorção intestinal, a dose pode ser duplicada ou pode ser considerada a administração da medicação intravenosa.

  • Supressão de Herpes simples em adultos imunocompetentes:

A dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas. Em alternativa, pode fazer-se uma posologia de 400 mg, 2 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas. Uma redução da dose para 200 mg, três vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente oito horas, ou até duas vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 12 horas, podem ser eficazes. Em alguns pacientes, podem ocorrer reinfecções em regime de doses totais diárias de 800 mg. O tratamento deve ser interrompido periodicamente, em intervalos de seis a doze meses, de forma a avaliar o progresso obtido na história natural da doença.

  • Prevenção de Herpes simples em adultos:

Em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se um comprimido de 200 mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. Para pacientes seriamente imunocomprometidos ou com problemas de absorção intestinal, a dose pode ser dobrada ou, alternativamente, considerada a administração de doses intravenosas. A duração da administração preventiva é determinada pela duração do período de risco.

  • Tratamento da Herpes zoster em adultos:

A dose recomendada é de 800 mg, 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando as doses noturnas. durante 7 dias. Em pacientes gravemente imunocomprometidos ou com problemas de absorção intestinal, deve ser considerada a administração de doses intravenosas.

  • Tratamento em pacientes seriamente imunocomprometidos:

A dose recomendada é de 800 mg de Zovirax, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas. No tratamento de pacientes receptores de medula óssea, deve-se fazer terapia de um mês com Zovirax intravenoso antes do tratamento com esta dose. A duração do tratamento estudada em pacientes após transplante de medula óssea foi de seis meses. Em pacientes com infecção avançada pelo HIV, o tratamento estudado foi de 12 meses, mas é desejável que estes pacientes continuem o tratamento por um período maior.

Para tratamento, assim como para prevenção de infecções causadas pelo vírus Herpes simplex em crianças imunocomprometidas com mais de 2 anos de idade, as doses são as mesmas indicadas para adultos. Em crianças menores de 2 anos de idade, deve-se administrar 200 mg de Zovirax, 4 vezes ao dia ou 20 mg/kg - não excedendo 800 mg/dia e manter o tratamento por cinco dias.

Para pacientes com insuficiência renal grave, recomenda-se ajuste de dose.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Zovirax são dores de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, coceira, erupções cutâneas, fadiga e febre.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Zovirax não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade ao aciclovir ou a qualquer componente presente na fórmula.

Além disso, também não deve ser usado em grávidas, lactantes e pessoas com problemas nos rins ou no fígado, a não ser que o médico recomende.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento deve ser usado com cautela em idosos e pessoas com problemas nos rins.

Pode causar sonolência e por isso deve-se ter cuidado a conduzir veículos ou operar máquinas.

O médico deve ser informado sobre todos os medicamentos que a pessoa esteja a tomar, de forma a evitar interações medicamentosas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Zovirax tem na sua composição aciclovir, que é um antiviral muito ativo contra o vírus do Herpes Simplex tipos 1 e 2, vírus da Varicela zoster, vírus Epstein Barr e Citamegalovírus.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose, deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

Cada comprimido de Zovirax 200 mg contém:

Aciclovir ______________________________________200 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, povidona e estearato de magnésio).

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Lda.

- SAC: 0800 701 2233

Dizeres legais:

MS: 1.0107.0253 | Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ Nº 18875

< Zovirax pomada < Zovirax comprimido > Zovirax pomada oftálmica >
publicidade