Zotac

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Zotac é um remédio usado como adjuvante no tratamento de processos infecciosos graves, acompanhados de dor e inflamação de ouvido, nariz ou garganta, como por exemplo, nas faringoamigdalites e nas otites.

Além disso, também pode ser usado nas inflamações pós-traumáticas ou pós-operatórias, na dismenorréia primária, anexite aguda e subaguda, artrite aguda, reumatismo de partes moles, inflamações articulares crônicas, em especial artrite reumatóide, estados de irritação nos casos de doenças degenerativas articulares e da coluna vertebral, espondilite anquilosante e outras afecções reumato-inflamatórias da coluna vertebral e dores devidas a tumores, especialmente em casos de acometimento esquelético ou edema peritumoral inflamatório.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Zotac é de 1 a 2 cápsulas por dia, dependendo da gravidade de cada caso. Nos casos de menor gravidade e de tratamentos prolongados, a administração de 1 cápsula ao dia, em geral, é suficiente.

O Zotac deve ser administrado, de preferência, durante as refeições, com um pouco de líquido, não devendo a cápsula ser aberta ou mastigada. A duração do tratamento é determinada pela gravidade e tipo da doença. De um modo geral, não há limitação de tempo de administração.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são dor de cabeça, tontura, vertigem, náusea, vômito, diarreia, má digestão, cólicas abdominais, gases, diminuição do apetite, aumento das transaminases e rash cutâneo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Zotac é contra-indicado para casos de úlcera gástrica ou intestinal, alergia ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação.

Também não deve ser usado por pessoas com crises de asma, reações cutâneas ou rinites são precipitadas pelo uso de ácido acetilsalicílico.

Antes de iniciar o tratamento com Zotac, o paciente deve informar ao médico se tem problemas de estômago, de intestino, suspeita de úlcera, colite ulcerativa, doença de Crohn, doença grave de fígado, doença de rins, de coração e idade avançada. Devem ser feitos exames de sangue durante tratamento prolongado.

O uso de Zotac 70 mg não é recomendado para crianças.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Zotac pode causar distúrbios gastrintestinais, aumento do risco de problemas cardiovasculares, inibir temporariamente a agregação plaquetária, piorar quadros de asma e problemas de fígado e de rim.

Além disso pode causar reações na pele e mascarar sinais de infecções.

Este medicamento também não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O diclofenaco, substância ativa do Zotac, é um composto não esteroide com acentuadas propriedades antirreumática, anti-inflamatória, analgésica e antipirética.

A inibição da biossíntese de prostaglandina, que foi demonstrada em experimentos, é considerada fundamental no seu mecanismo de ação. As prostaglandinas desempenham um importante papel na causa da inflamação, da dor e da febre.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas de superdosagem são vômito, hemorragia gastrintestinal, diarreia, tontura, zumbido ou convulsões. No caso de intoxicação significante, insuficiência renal aguda e insuficiência hepática podem ocorrer.

Em casos de superdosagem deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

Cada cápsula contém:

Diclofenaco colestiramina*________________________140 mg

*equivalente a 70 mg de diclofenaco

Excipientes q.s.p._____________________________ 1 cápsula

(Excipientes: carvão ativado, estearato de magnésio, lauril sulfato de sódio e lactose).

Laboratório

Indústria Brasileira

Dizeres legais:

Reg. M.S. nº 1.0465.0252 | Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho - CRF-GO nº 3.524

< Zostrix < Zotac > Zovirax pomada >
publicidade