Zonovate

Alfaturoctocogue



Indicação

Para que serve?

O medicamento Zonovate é usado para o evitar ou tratar sangramentos em pessoas com hemofilia tipo A.

Posologia

Como usar?

A dose de Zonovate, para pessoas com mais de 12 anos, varia de acordo com o peso e se está a ser usado para tratar ou para prevenir sangramentos:

  • Prevenção de sangramentos: 20 a 50 UI/Kg de peso corporal, em injeções administradas a cada 2 ou 3 dias;
  • Tratamento de sangramentos: a dose depende do local do sangramento e da gravidade.

Em crianças e adolescentes com idade inferior a 12 anos, podem ser necessárias doses maiores ou injecções mais frequentes.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A utilização deste medicamento poderá causar alguns efeitos secundários, incluindo cansaço excessivo, dor de cabeça, tonturas, dificuldade para pegar no sono, aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e dores nos músculos, especialmente nas pernas e braços.

Além disso, pode ainda surgir vermelhidão e coceira no local de aplicação da injeção.

Nos casos em que Zonovate causar reações alérgicas, como dificuldades em respirar, aperto no peito, inchaço nos lábios e língua, coceira generalizada, tonturas, pressão arterial baixa ou desmaio, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Zonovate não deve ser usado no tratamento da doença de von Willebrand, nem utilizado por pessoas com alergia ao alfaturoctocogue ou a qualquer outro ingrediente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

O Zonovate é um remédio injetável que contém alfaturoctocogue, uma substância que substitui a ação do fator de coagulação VIII em pessoas que sofrem de hemofilia A. Dessa forma, ajuda o sangue a formar coágulos no local da hemorragia, evitando o surgimento de sangramentos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O médico deve ser informado em caso de gravidez, planejamento de uma gestação ou amamentação.

Caso não esteja sendo possível controlar o surgimento de sangramentos, é aconselhado consultar o médico para avaliar a necessidade de ajustar a dose ou alterar o medicamento utilizado, não se devendo aumentar a dose sem conhecimento médico.

Depois de ter reconstituído Zonovate deve ser utilizado imediatamente. Se isto não for possível, o medicamento deverá ser mantido dentro do recipiente, com o adaptador de frasco e a seringa ligados, à temperatura ambiente, durante não mais de 4 horas ou na geladeira a 2 ° C - 8 ° C durante não mais do que 24 horas.

O que fazer se me esquecer de tomar?

No caso de ser esquecida uma injeção de Zonovate, e se este estiver a ser utilizado para prevenir sangramentos, deve-se contactar o médico para que se saiba como compensar a falha da dose.

O que pode acontecer se deixar de tomar este remédio?

A utilização de Zonovate não deverá ser interrompida sem indicação médica, uma vez que desta forma poderão ocorrer sangramentos ou tornar-se mais difícil parar um que já exista.

Posso contrair alguma doença transmitida pelo sangue ao tomar Zonovate?

A substância ativa de Zonovate, é produzido por tecnologia de ADN recombinante. Por isso, este medicamento não contém qualquer derivado do sangue ou plasma humano ou animal, não existindo qualquer risco de contrair doenças causadas por microorganismos existentes no sangue de pessoas infetadas, como VIH, hepatite, vírus e parvovirose.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de tomar uma dose superior à indicada pelo médico deve-se contactar de imediatamente o médico, o centro de tratamento de hemofilia ou ir a um hospital.

Composição

Zonovate está disponível em frascos de dose única que contêm:

Alfaturoctocogue______ 250, 500, 1000, 1500, 2000 ou 3000UI

Um frasco se solvente para reconstituição, contendo:

Solução de cloreto de sódio 0,9%_____________________4 ml

(Excipientes: cloreto de di-hidrato de cálcio, L-histidina, L-metionina, o polissorbato 80, de sódio, cloreto, sacarose).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

O Zonovate pode ser armazenado na geladeira em tempertaura entre 2 e 8 ° C até à data de validade, ou à temperatura ambiente por um período máximo de 12 meses. Quando armazenado à temperatura ambiente, a data em que o medicamento é retirado do frigorífico deverá ser anotada, e este não poderá voltar a ser refrigerado.

Laboratório

.

< Zometa < Zonovate > Zopiclona >
publicidade