Zina 5 mg

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Zina é um remédio indicado para o tratamento dos sintomas associados às doenças alérgicas, como rinite alérgica sazonal, incluindo os sintomas oculares, rinite alérgica perene e urticária crônica idiopática.

Posologia

Como usar?

O comprimido deve ser engolido de uma só vez, com a ajuda de líquidos, com ou sem alimentos e não deve ser partido ou mastigado.

Adultos e Adolescentes a partir de 12 anos:

A dose diária recomendada é de 5 mg, que equivale a 1 comprimido por dia.

Crianças de 6 a 12 anos:

A dose diária recomendada é de 5 mg, que equivale a 1 comprimido por dia.

Uso em Idosos:

Recomenda-se ajustar a dose em idosos com insuficiência renal de leve a moderada.

A duração do tratamento depende do tipo, duração e curso dos sintomas. Para a rinite alérgica sazonal aguda ou febre do feno, de 3 a 6 semanas, e no caso de exposições ao pólen durante certos períodos de tempo, uma semana pode ser suficiente. Atualmente, dispõe-se de experiência clínica com comprimidos revestidos de 5 mg de levocetirizina durante um período de tratamento de 4 semanas.

Para urticária crônica e rinite alérgica crônica existe experiência clínica de até um ano com o composto racêmico, e até 18 meses em pacientes com coceira associada com dermatite atópica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações mais frequentemente descritas são secura da boca, dor de cabeça, fadiga e sonolência.

Observaram-se outras reações adversas pouco frequentes, como astenia ou dor abdominal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Deve-se informar o médico caso se esteja a usar algum outro medicamento.

O Zina não deve ser usado em casos de hipersensibilidade à levocetirizina a ou à cetirizina, a qualquer outro componente da formulação ou a qualquer derivado piperazínico

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com insuficiência renal terminal com clearance de creatinina inferior a 10 mL/min e quando houver comprometimento da função renal associada com comprometimento da função hepática. Nesse caso, o ajuste na dose deve ser realizado.

Esse medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 6 anos, já que os comprimidos disponíveis não permitem o ajuste da dose.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os pacientes com raros problemas hereditários de intolerância à galactose, deficiência de lactose ou má absorção de glicose-galactose, não devem fazer uso deste medicamento.

Este medicamento não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem que seja recomendado pelo médico.

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas de superdosagem podem incluir sonolência em adultos, e em crianças inicialmente agitação e inquietação, seguida de sonolência.

Não existe nenhum antídoto específico conhecido contra a levocetirizina.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Dicloridrato de levocetirizina________________________5 mg

Excipientes q.s.p.__________________________1 comprimido

(Excipientes: amido, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, celulose microcristalina, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol e talco).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

MS - 1.0043.0996 | Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258

< Zinacef 750 mg < Zina 5 mg > Ziprol >
publicidade