Zina

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Zina é um medicamento antialérgico indicado no tratamento dos sintomas associados a doenças alérgicas, como rinite alérgica sazonal incluindo os sintomas oculares, rinite alérgica perene e urticária crônica idiopática.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada deste remédio em adultos e crianças a partir de 6 anos é de 5 mg ao dia.

Para crianças menores de 6 anos não é possível ajustar a dose em função do peso.

Recomenda-se ajustar a dose em pessoas com insuficiência hepática e renal de leve a moderada.

A duração do tratamento depende do tipo, duração e curso dos sintomas. Para a rinite alérgica sazonal aguda ou febre do feno, de 3 a 6 semanas, e no caso de exposições ao pólen durante certos períodos de tempo, uma semana pode ser suficiente. Atualmente, dispõe-se de experiência clínica com comprimidos revestidos de 5 mg de levocetirizina durante um período de tratamento de 6 meses. Para urticária crônica e rinite alérgica crônica existe experiência clínica de até um ano com o composto, e até 18 meses em pessoas com coceira associada com dermatite atópica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações mais frequentemente descritas são secura da boca, dor de cabeça, cansaço e sonolência.

Embora seja menos frequente, podem também ocorrer efeitos colaterais como ausência ou perda de força muscular ou dor abdominal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Zina é um remédio que está contra-indicado em pessoas com história de hipersensibilidade a levocetirizina ou à cetirizina, a qualquer outro componente da formulação ou a qualquer derivado piperazínico.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com insuficiência renal terminal com clearance de creatinina inferior a 10 mL/min e com comprometimento da função renal associada com comprometimento da função hepática. Nesse caso, deve-se realizar um ajuste na dose.

Este remédio também não deve ser usado em crianças com menos de 6 anos de idade, grávidas ou lactantes.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Zina tem na sua composição dicloridrato de levocetirizina, que é um remédio que atua como um agente antialérgico.

Quando uma pessoa entra em contato com algo que lhe causa alergia, seu corpo libera um mediador chamado histamina. A histamina atua ao encaixar-se em receptores chamados H1, e após essa interação promove a resposta alérgica.

O dicloridrato de levocetirizina é um medicamento que impede esse encaixe, pois seu princípio ativo é um antagonista de receptores H1, logo, toda a histamina que é liberada não tem onde se encaixar, e sem esse encaixe não promove os sintomas clássicos da alergia.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Zina não deve ser usado em pessoas com intolerância à galactose e com retenção urinária.

Este medicamento pode eventualmente causar sonolência e por isso as pessoas que estejam a fazer tratamento devem ter cautela ao dirigir ou utilizar máquinas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas de superdose podem incluir sonolência em adultos e, em crianças, inicialmente agitação e inquietação, seguida de sonolência.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Dicloridrato de levocetirizina________________________5 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, celulose microcristalina, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol e talco).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

M.S.: 1.0043.0996 | Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró – CRF-SP 19.258

< Zider < Zina > Zinacef 750 mg >
publicidade