Zidovudina

publicidade

Indicação

Para que serve?

A Zidovudina é indicada para tratamento de adultos e crianças com infecção pelo HIV e para prevenção de transmissão da infecção pelo HIV da mãe para o filho. É recomendado para prevenção após exposição em profissionais de saúde expostos ao HIV.

Posologia

Como usar?

Dose usual para adulto e adolescente

A dose recomendada é de 1 mg por kg de peso corporal, por infusão intravenosa durante 1 hora, a cada 4 horas, até que a terapia oral possa ser iniciada.

Pacientes com anemia significativa e/ou granulocitopenia significativa, podem necessitar redução da dose até que haja recuperação da medula óssea, ou suspensão da terapia com posterior reinstituição com doses menores.

Dose usual pediátrica

  • Neonatos até 90 dias

A dose recomendada é de 1,5 mg/kg IV a cada 6 horas e em prematuros é de 1,5 mg/kg IV a cada 12 horas.

  • Crianças de 3 meses a 12 anos:

A dose recomendada é de uma infusão intermitente de 120 mg/m2 a cada 6 horas, que não deve exceder 160 mg ou infusão contínua de 20 mg/m2/h.

A solução injetável de zidovudina deve ser diluída, antes do uso, em glicose a 5%, para uma concentração não superior a 4 mg/ mL. Após a diluição, recomenda-se que as soluções sejam administradas dentro de 8 horas se mantidas a 25ºC, ou dentro de 24 horas se refrigeradas entre 2ºC e 8ºC, para minimizar a potencial contaminação microbiana.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Zidovudina são febre, calafrios ou dor de garganta, palidez na pele, hemorragia ou hematomas não habituais, cansaço ou debilidade não habitual.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento é contraindicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade a zidovudina ou a qualquer um dos componentes do medicamento.

O risco-benefício deve ser considerado em casos de depressão da medula óssea, deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12 ou diminuição da função hepática.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, nem durante a lactação, a não ser que a mãe e a criança estejam infectadas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A zidovudina não é a cura para a infecção por HIV. Os pacientes podem continuar a desenvolver as complicações da doença, incluindo as infecções oportunistas. O tratamento ou prevenção das complicações da doença pode necessitar de administração simultânea de outros medicamentos.

Deve-se visitar regularmente o médico para o controle de qualquer problema hematológico. Pela possibilidade de sangramento gengival, demora da cicatrização e infecções bacterianas, usar com precaução as escovas e fios dentais.

As informações sobre eficácia em crianças com menos de 3 meses ainda são limitadas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A zidovudina pertence a um grupo de medicamentos antivirais, também conhecidos como antirretrovirais chamados de inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos. Ele atua interrompendo a formação do DNA viral, componente essencial para manutenção e replicação do vírus.

Este medicamento ajuda a controlar sua condição clínica e retarda a progressão da doença, mas não cura a infecção por HIV. A ação se inicia cerca de uma hora após a administração.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem pode ocorrer náusea severa e vômito, ataxia, letargia, fadiga, acidentes vasculares cerebrais.

Todos os pacientes se recuperaram sem sequelas permanentes.

Em caso de superdose deve-se ser assistido imediatamente.

Composição

Cada mL de solução injetável contém:

Zidovudina_____________________________________10 mg

Veículo estéril q.s.p._______________________________1 mL

(Veículo: ácido clorídrico q.s.p. ajuste de pH, água para injetáveis)

Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

SAC: 0800 701 19 18

Dizeres legais:

MS N.º 1.0298.0127 | Farm. Resp.: José Carlos Módolo - CRF-SP N.º 10.446

< Zider < Zidovudina > Zina >
publicidade