Zider

publicidade

Indicação

Para que serve?

Zider é indicado para a doença de Alzheimer moderada a grave, no tratamento da perda de memória, em adultos.

Posologia

Como usar?

Zider é um medicamento que apenas deve ser administrado de acordo com indicação médica, pois as doses recomendadas dependem do problema a tratar e da idade e responta individual de cada paciente ao tratamento.​

A dose inicial recomendada é de 5 mg por dia, meio comprimido, administrados 1 vez por dia, durante uma semana. Na segunda semana de tratamento, geralmente, a dose recomendada é de 10 mg por dia, meio comprimido administrado 2 vezes por dia, durante 1 semana. Na terceira semana, a dose recomendada é de 15 mg, 1 comprimido de manhã e meio comprimido à tarde, administrados durante 1 semana. A partir da 4 semana de tratamento, a dose recomendada passa a ser de 20 mg por dia, um comprimido de manhã e outro à tarde, durante o período de tratamento definido pelo seu médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Zider incluem dor de cabeça, sonolência, prisão de ventre, tontura, falta de ar, pressão alta e reações de alergia ao medicamento com sintomas como inchaço, vermelhidão ou coceira e alterações nos resultados de exames de sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Zider está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, pacientes com problemas ou doenças no fígado ou rins e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Memantina ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Zider é um medicamento que tem na sua composição cloridrato de memantina, um antagonista dos receptores N-metil-D-aspartato do cérebro, que atua nestes receptores e melhora a transmissão dos sinais nervosos e a memória. A perda de memória associada à doença de Alzheimer, deve-se a alterações na transmissão de sinais nervosos no cérebro, sinais estes feitos pelos receptores N-metil-D-aspartato do cérebro.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Zider​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver epilepsia, historial de infarto, problemas ou doença no coração ou rins, pressão alta, tiver intolerância a alguns açucares, sofrer de estados de acidose renal tubular, tiver regularmente infecções urinárias graves ou se estiver a tomar outros medicamentos incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Zider​, não deve conduzir veículos ou maquinas sem prévia aprovação médica.

O tratamento com Zider​​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Zider​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Zider podem incluir cansaço, cansaço extremo ou diarreia.

Composição

Zider por cada comprimido revestido contém:

Cloridrato de Memantina _________________________ 10 mg

(equivalente a 8,31 mg de memantina base)

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio).

Interações Medicamentosas

Zider não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, amantadina, cetamina, dextrometorfano, dantroleno, baclofeno, cimetidina, ranitidina, procainamida, quinidina, quinina, nicotina, hidroclorotiazida, anticolinérgicos, anticonvulsivantes, barbitúricos, agonistas dopaminérgicos como L-dopa ou bromocriptina, neurolépticos como estabilizantes do humor, tabaco ou medicamentos contendo nicotina ou com anticoagulantes orais.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Zider, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Zider nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

Outro medicamento indicado para o tratamento da doença de Alzheimer, além de Zider, pode ser Epéz.

Dizeres Legais:

MS: 1.0033.0159
Farm. Resp.: Cintia Delphino de Andrade

< Ziclovir < Zider > Zina >
publicidade