Zerbaxa

Atualizado em: Junho 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Zerbaxa é um medicamento que pode ser usado no tratamento de uma variedade de infeções bacterianas.

Este remédio é utilizado em adultos para o tratamento de infeções complicadas no abdómen, nos rins e sistema urinário.

Posologia

Como usar?

Este remédio deve ser administrado através de uma perfusão numa das veias por gota-a-gota, durante 1 hora por um profissional de saúde.

A dose do medicamento administrada depende da presença ou não de problemas de rins.

A dose recomendada é de um frasco para injetáveis de Zerbaxa a cada 8 horas. O tratamento com Zerbaxa normalmente dura entre 4 e 14 dias, dependendo da gravidade e local da infeção e da maneira como o corpo responde ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Zerbaxa são dor de cabeça, dor de estômago, prisão de ventre, diarreia, náuseas, vômitos, aumento das enzimas hepáticas, erupção na pele, febre, diminuição na pressão sanguínea, diminuição de potássio, aumento no número de plaquetas, tonturas, ansiedade, dificuldade em dormir e reações no local de administração.

Deve-se ir urgentemente ao médico caso ocorram sintomas como inchaço súbito dos lábios, cara, garganta ou língua, erupção na pele grave e dificuldade em engolir ou respirar. Estes podem ser sinais de reação alérgica grave e podem colocar a vida em risco. A

lém disso, na presença de diarreia que se torna grave ou que não desaparece, ou fezes com sangue ou muco, durante ou após tratamento com Zerbaxa deve-se ir ao médico e não se deve tomar medicamentos que parem ou atrasem o movimento intestinal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com alergia ao ceftolozano, ao tazobactam ou a qualquer outro componente deste medicamento, ou mesmo em pessoas alérgicas a medicamentos do grupo das cefalosporinas ou a certos antibióticos.

Este medicamento não deve ser dado a crianças com menos de 18 anos de idade, uma vez que não existe informação suficiente sobre a utilização neste grupo etário.

Caso a pessoa esteja grávida ou a amamentar, só deve usar o Zerbaxa se recomendado pelo médico, depois de avaliados os riscos e benefícios.

O Zerbaxa pode causar tonturas, o que pode afetar a capacidade de dirigir e utilizar máquinas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Durante ou após o tratamento com Zerbaxa, podem ocorrer infeções causadas por bactérias que não são sensíveis ao Zerbaxa ou causadas por fungos. Deve-se informar o médico caso se suspeite ter outra infecção.

O tratamento com Zerbaxa leva por vezes à produção de anticorpos que reagem com células vermelhas do seu sangue.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Este medicamento contém duas substâncias ativas, o ceftolozano, um antibiótico que pertence ao grupo das cefalosporinas e que pode matar alguns tipos de bactérias que podem causar infeção e o tazobactam, que bloqueia a ação de algumas enzimas conhecidas como beta-lactamases, que são enzimas que tornam as bactérias resistentes ao ceftolozano, quebrando o antibiótico antes de este atuar. Ao bloquear a sua ação, o tazobactam torna o ceftolozano mais eficaz a matar as bactérias.

Composição

Cada frasco para injetáveis contém sulfato de ceftolozano equivalente e tazobactam sódico equivalentes a:

Ceftolozano_______________________________________1 g

Tazobactam_____________________________________0,5 g

(Excipientes: cloreto de sódio, arginina e ácido cítrico anidro).

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-0122232

< Zentel < Zerbaxa > Zetir >
publicidade