Viekira Pak



Indicação

Para que serve?

Viekira Pak é indicado para o tratamento da infecção pelo vírus da hepatite C, em adultos.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Viekira Pak a utilizar e a duração do tratamento devem sempre ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem do estado da doença, da resposta individual de cada paciente ao tratamento e dos outros medicamentos que esteja a tomar conjuntamente com Viekira Pak.

Geralmente, a dose recomendada de Viekira Pak é de 4 comprimidos por dia, administrados do seguinte modo: 2 comprimidos rosa administrados juntamente com 1 comprimido bege, de manhã, de preferência sempre à mesma hora, e 1 comprimido bege à noite, de preferência também sempre à mesma hora.

Antes de tomar os comprimidos de Viekira Pak​ deve comer e depois engolir os comprimidos com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Viekira Pak quando administrado juntamente com Ribavirina podem incluir cansaço, náusea, coceira na pele, reações alérgicas na pele com sintomas como vermelhidão, manchas e urticária, problemas em dormir e sensação de cansaço extremo.

Além disso, alguns dos efeitos colaterais de Viekira Pak quando administrado sem Ribavirina podem incluir náusea, coceira na pele e problemas em dormir.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Viekira Pak está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, pacientes com graves problemas de fígado, historial de reação alérgica na pele após a administração de Ritonavir e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Viekira Pak é um medicamento que pode ser administrado juntamente com Ribavirina, que atua contra o genótipo 1 do vírus da hepatite C crônica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Viekira Pak​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver algum tipo de cirrose, outras doenças ou problemas no fígado, AIDS, se alguma vez fez um transplante de fígado, tiver outras doenças ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Viekira Pak pode ser usado em pacientes com um certo tipo de cirrose, porém a sua utilização é contraindicada em pacientes com cirrose avançada.

O tratamento com Viekira Pak nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Viekira Pak​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

  • Viekira Pak por cada comprimido Rosa contém: Ombitasvir, Paritaprevir e Ritonavir.

(Excipientes: copovidona, valor K 28, vitamina E succinato de polietileno glicol, propileno glicol monolaurato de Tipo I, monolaurato de sorbitano, dióxido de silício coloidal / sílica anidra coloidal, estearilfumarato de sódio, álcool polivinílico, polietileno-glicol 3350 / macrogol 3350, talco, dióxido de titânio, e óxido de ferro vermelho).

  • Viekira Pak por cada comprimido Bege contém: Dasabuvir

(Excipientes: celulose microcristalina (D50-100 UM), celulose microcristalina (D50-50 UM), lactose mono-hidratada, copovidona, croscarmelose de sódio, dióxido de silício coloidal / sílica coloidal anidra, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, polietileno-glicol 3350 / macrogol 3350, talco e óxido de ferro amarelo, óxido de ferro preto e óxido de ferro vermelho).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de comprimidos rosa Viekira Pak, deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 12 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 12 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida de comprimidos rosa e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de comprimidos bege Viekira Pak, deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 6 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 6 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida de comprimidos bege e tomar apenas a dose do horário seguinte.

As doses de Viekira Pak nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Viekira Pak não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como cloridrato de alfuzosina, carbamazepina, efavirenz, medicamentos contendo extratos de ergot, medicamentos contendo etinilestradiol, como alguns métodos contraceptivos orais, anel vaginal NuvaRing ou medicamentos para terapia de reposição hormonal, gemfibrozil, lovastatina, midazolam oral, fenitoína, fenobarbital, pimozida, rifampicina, citrato de sildenafil quando administrado para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, sinvastatina, triazolam, medicamentos para prevenir a rejeição de órgãos transplantados como tacrolimus ou ciclosporina ou com Erva de São João ou medicamentos contendo Erva de São João.

Laboratório

AbbVie Inc.

- Site: http://www.abbvie.com/

Outros medicamentos para tratar a hepatite B, além de Viekira Pak, podem ser Ribavirina, Viread, Lamivudina ou Silimalon.

< Videx < Viekira Pak > Vigamox >
publicidade