Venvanse

Atualizado em: Março 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Venvanse é um medicamento indicado para o tratamento do Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção.

Posologia

Como usar?

A dose inicial e recomendada de Venvanse é de 30 mg uma vez por dia pela manhã e a dose máxima é 70 mg uma vez por dia pela manhã. O médico pode ajustar a dose até atingir a dose adequada para a pessoa e de tempos em tempos, o poderá suspender o tratamento para verificar os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

A ingestão deste remédio na parte da tarde deve ser evitada devido ao potencial risco de insônia.

As cápsulas de Venvanse devem ser tomadas inteiras ou podem ser abertas e o seu conteúdo dissolvido em um copo com água devendo o conteúdo ser agitado até que todo o pó tenha sido completamente dispersado na água. A solução deve ser consumida imediatamente e não deve ser guardada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Venvanse são dor no abdômen superior, redução do apetite, problemas para dormir, dor de cabeça, perda de peso e boca seca.

Embora seja menos frequente, também pode ocorrer tique, variação de humor, aumento da atividade psicológica e motora, agressividade, tontura, irritabilidade, náusea, anorexia, vômito, diarreia, erupção da pele, febre, transpiração excessiva, agitação, falta de ar, tremor, ansiedade, nervosismo, sonolência, cansaço, dilatação da pupila, batimentos cardíacos acelerados ou descompassados, palpitações, aumento da pressão sanguínea, dificuldade de ter ou manter uma ereção, alterações do impulso sexual, hipersensibilidade, depressão, tristeza, falar sem parar, mania, mania de mecher e machucar na pele, movimentos involuntários ou anormais, euforia, alucinação, visão borrada ou urticária.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser usado em pessoas com arterioesclerose avançada, doença cardiovascular sintomática, hipertensão moderada a grave, hipertireoidismo, sensibilidade conhecida ou reação de idiosincrasia a aminas simpatomiméticas e glaucoma.

Além disso, também não deve ser usado nos estados de agitação e em pessoas com histórico de abuso de drogas.

Durante ou dentro do prazo de 14 dias após a administração de inibidores da monoaminoxidase podem ocorrer crises hipertensivas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso deste medicamento pode causar tolerância, dependência psicológica extrema e incapacidade social grave.

A interrupção abrupta após administração prolongada de dose alta resulta em fadiga extrema e depressão mental e alterações no eletroencéfalograma durante o sono.

As manifestações de intoxicação crônica com anfetaminas podem incluir dermatose grave, insônia acentuada, irritabilidade, psicose, hiperatividade e mudanças de personalidade.

O uso indevido de anfetaminas pode causar morte súbita e eventos adversos cardiovasculares graves. O médico deve ser informado caso a pessoa tenha feito um uso abusivo ou dependente de álcool, medicamentos de prescrição ou drogas.

Este medicamento pode causar doping.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Venvanse é um medicamento estimulante do sistema nervoso central, que pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hiperatividade em pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Os dados dos resultados clínicos disponíveis demonstraram que o tempo para início da ação ocorre dentro das primeiras 2 horas após a ingestão deste medicamento.

O Venvanse emagrece?

Um dos efeitos colaterais mais comuns deste medicamento é perda de apetite e perda de peso, por isso é muito provável que uma pessoa que faça o tratamento com Venvanse emagreça.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Se a dose de Venvanse não for tomada conforme programado, ela deve ser tomada pela manhã assim que for lembrado. Se for lembrado apenas à tarde ou à noite, deve-se pular a dose esquecida, pois a ingestão na parte da tarde pode causar dificuldade para dormir à noite.

Não se deve tomar o dobro da dose para compensar a dose omitida.

A interrupção abrupta após administração prolongada de dose alta resulta em fadiga extrema e depressão mental.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

As manifestações de superdose aguda das anfetaminas incluem inquietação, tremor, reflexos exagerados, respiração acelerada, confusão, agressividade, alucinações, estado de pânico, febre alta, destruição de fibras dos músculos, cansaço extremo e depressão.

Além disso, também podem surgir efeitos cardiovasculares como alterações do ritmo normal do coração, pressão alta ou pressão baixa e colapso circulatório. Os sintomas gastrointestinais incluem náusea, vômito, diarreia e cólicas abdominais.

Em geral, a intoxicação fatal ocorre depois de convulsões e coma.

Composição

Venvanse 30 mg

Cada cápsula contém:

Dimesilato de lisdexanfetamina__________________30 mg*

*equivalente a 17,34 mg de lisdexanfetamina base

Excipientes___________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica e estearato de magnésio).

Cápsula: gelatina, dióxido de titânio, corantes FD&C Red nº 3, FD&C Yellow nº 6.

Venvanse 50 mg

Cada cápsula contém:

Dimesilato de lisdexanfetamina__________________50 mg* *equivalente a 28,91 mg de lisdexanfetamina base

Excipientes___________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica e estearato de magnésio).

Cápsula: gelatina, dióxido de titânio, corante FD&C Blue nº 1.

Venvanse 70 mg

Cada cápsula contém:

Dimesilato de lisdexanfetamina__________________70 mg*

*equivalente a 40,47 mg de lisdexanfetamina base

(Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica e estearato de magnésio).

Cápsula: gelatina, dióxido de titânio, corantes FD&C Blue nº1, FD&C Red nº 3, FD&C Yellow nº 6.

Laboratório

Indústria Brasileira

Dizeres Legais

Registro MS – 1.6979.0004

Farmacêutico Responsável – Carla C. G. Chimikus Mugarte - CRF-SP 19.302

< Venaflon < Venvanse > Vertigium >
publicidade