Velija



Indicação

Para que serve?

É indicado para tratar:

  • Depressão;
  • Dor neuropática associado à diabetes;
  • Fibromialgia em pacientes com ou sem depressão;
  • Dor crônica lombar ou da articulação do joelho;
  • Ansiedade.

Este medicamento só deve ser usado por indicação de um médico.

Posologia

Como usar?

A dosagem varia de acordo com o tipo de doença e gravidade, devendo ser indicada pelo médico após avaliação.

Existem comprimidos de Valija de 30 mg e 60 mg.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são boca seca, náusea, dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão embaçada, prisão de ventre, diarreia, vômito, má digestão, cansaço, perda de peso, aumento da pressão arterial, sonolência, rigidez dos músculos, perda de desejo sexual, vermelhidão na pele e coceira.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado em crianças ou adolescentes com menos de 18 anos, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

O uso deste remédio é ainda contraindicado no caso de se estar a tomar medicamentos inibidores da monoaminoxidase, como sulfato de tranilcipromina e moclobemida ou por pessoas que tiverem parado de tomar um destes remédios nos últimos 14 dias.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Velija contém na sua fórmula cloridrato de duloxetina, um antidepressivo que atua a nível cerebral e que impede que sejam destruídas duas substâncias chamadas serotonina e noradrenalina, aumentando a sua concentração e melhorando os sintomas associados à dor, depressão e ansiedade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso de Velija deve ser usado com cuidado em doentes que tenham tentado recentemente suicídio, tenham problemas de fígado ou de rins e sangramento anormal. Durante o tratamento, não se deve ingerir álcool e deve-se evitar dirigir automóveis ou máquinas.

Antes de iniciar o tratamento, é aconselhado indicar ao médico quais as doenças que se sofre e que medicamentos se está a tomar, de forma a verificar possíveis interações.

Velija engorda ou emagrece?

Este remédio tem como efeito colateral emagrecimento, no entanto, em algumas pessoas, pode provocar aumento de peso. Caso isto aconteça, deve-se pedir aconselhamento médico de forma a evitar alterações no peso que possam prejudicar a saúde.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem pode surgir sonolência, convulsões, vômito e aumento do batimento cardíaco, devendo-se ir imediatamente para o hospital.

Composição

Cada comprimido contém:

Cloridrato de duloxetina _____________ 33,7 mg ou 67,3 mg

- Equivalente a 30 mg ou 60 mg de duloxetina, respectivamente.

Excipientes ______________________________ comprimido

(Excipientes: manitol, sacarose, amido, laurilsulfato de sódio, hipromelose, ftalato de hipromelose, álcool cetílico e dióxido de titânio).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Conservar em temperatura entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

Dizeres legais:

Velija MS nº 1.0033.0167. | Farmacêutica Responsável: Cintia Delphino de Andrade

< Velcade < Velija > Velutrix >
publicidade