Velcade



Indicação

Para que serve?

Indicado para o tratamento do mieloma múltiplo e câncer nos nódulos linfáticos, em adultos com mais de 18 anos.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Velcade a utilizar e a duração do tratamento dependem do problema a tratar e do estado da doença, devendo ser indicadas pelo seu médico. Velcade é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Geralmente, Velcade é administrado em conjunto com outros medicamentos, de modo a completar o tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Velcade incluem sensibilidade, dormência, formigamento na pele ou dor nas mãos ou pés, redução no número de glóbulos vermelhos ou brancos, febre, náusea, vômito, perda de apetite, prisão de ventre, gases, diarreia, cansaço extremo, sensação de fraqueza, dor muscular, dor nos ossos, pneumonia ou perda de cabelo e textura do cabelo anormal.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Velcade está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças e adolescentes, pacientes com problemas ou doenças nos pulmões ou coração e para pacientes com alergia ao Bortezomib, ao Boro ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Velcade tem na sua composição bortezomib que atua interferindo nas estruturas que apresentam um papel importante no controlo da função e do crescimento celular, levando à morte das células cancerígenas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Velcade​, deve-se falar com o seu médico se os níveis de glóbulos vermelhos ou brancos estiverem baixos, problemas de hemorragia, níveis baixos de plaquetas no sangue, tiver sintomas como diarreia, tontura, cabeça leve, prisão de ventre, náusea, vômitos, dormência, zumbidos, ou dores nas mãos ou pés, tiver doenças ou problemas nos rins, fígado ou coração, dificuldade em respirar ou tosse, convulsões, zona, tiver sintomas de síndrome de lise tumoral como dores e fraqueza muscular, confusão, perda de visão e falta de ar, tiver perda de memória, problemas em pensar, dificuldade em andar e perda de visão ou se tiver historial de infeção por hepatite B.

Durante e nos 3 meses após o tratamento com Velcade mulheres em idade fértil devem de usar medidas contraceptivas eficazes de modo a evitar a gravidez.

Durante o tratamento com Velcade deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas pois este medicamento pode causar cansaço, tonturas, desmaios ou visão embaçada.

O tratamento com Velcade​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Velcade é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro, pelo que a sua administração excessiva é pouco provável. Porém, em caso de superdosagem, o seu médico irá fazer uma monitorização do seu estado de saúde.

Composição

Velcade por cada frasco para injetáveis contém:

Bortezomib ____________________________________ 1 mg
(sob a forma de um Éster Borónico de Manitol)
Veículos _________________________ 1 frasco para injetáveis

(Veículos: manitol (E421) e azoto).

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

< Velban < Velcade > Velija >
publicidade