Vacina contra a febre amarela

Atualizado em: Janeiro 2018


Indicação

Para que serve?

A vacina contra a febre amarela é indicada para a prevenção desta doença em adultos e crianças acima de 9 meses de idade.

Esta vacina também é indicada para:

  • Pessoas que vivem ou viajam para áreas que apresentem casos de febre amarela;
  • Pessoas não vacinadas que se deslocam de uma área que contenha casos de febre amarela para áreas que não contenham esses casos;
  • Trabalhadores de laboratório de manipulação de materiais potencialmente infectados.

A vacinação deve ser feita em um centro de vacinação aprovado pela Organização Mundial de Saúde e registrada em um Certificado Internacional de Vacinação que é válido para toda a vida a partir do 10º dia de vacinação.

Já existe a vacina fracionada que pode ser utilizada em casos de emergência, no entanto a proteção é garantida por menos tempo, sendo a validade da proteção de apenas 8 anos.

Posologia

Como usar?

Esta vacina deve ser administrada por um profissional de saúde por via subcutânea ou intramuscular.

Para adultos e crianças acima dos 9 meses de idade, a dose a administrar é de 0,5 mL em toma única.

A administração via intra-muscular deve ser feita na parte ântero-lateral da coxa nos lactentes e crianças e no músculo deltóide em crianças maiores e adultos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns são dor de cabeça, reações no local de aplicação como dor, vermelhidão, hematoma, edema e inchaço, náusea, diarreia, vômito, dor muscular, febre e cansaço.

Embora seja raro, também pode ocorrer dor abdominal, dor nas articulações, linfadenopatia, reação anafilactoide, doença neuropática, erupções cutâneas, urticária e doença viscerotrópica.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

A vacina contra a febre amarela não deve ser usada em pessoas com alergia ao ovo, a proteínas de galinha ou a qualquer componente da vacina.

Além disso, também não deve ser usada em pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, histórico de doenças do timo, HIV, com problemas hereditários graves de intolerância à frutose ou em crianças com menos de 6 anos.

A vacinação deve ser adiada em casos de febre e doenças agudas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O princípio ativo desta vacina é o vírus da febre amarela que foi enfraquecido de forma a não causar a doença em pessoas saudáveis, que age estimulando o organismo a produzir a sua própria proteção contra o vírus.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A vacina contra a febre amarela pode não proteger 100% das pessoas vacinadas.

Como as injeções intramusculares podem provocar hematoma, a vacina não deve ser administrada em pessoas com hemofilia, trombocitopenia ou em terapia anticoagulante, a não ser que os benefícios compensem os riscos.

Só deve ser administrado em mulheres grávidas e a amamentar quando claramente necessária e após uma avaliação dos riscos e benefícios.

Esta vacina pode ser administrada ao mesmo tempo com outras vacinas como vacina contra sarampo ou da hepatite A, mas com seringas separadas, em locais diferentes de preferência em membros separados.

Quando tomar a vacina da febre amarela?

Esta vacina está indicada para pessoas que vivem em áreas endêmicas como o norte do Brasil ou alguns países em África, que pretendem viajar para esses locais ou mesmo para trabalhadoes que manipulam materiais potencialmente infectados.

Qual a validade da vacina da febre amarela?

A vacina contra a febre amarela confere imuidade para a vida toda.

Em maio de 2014, a Organização Mundial da Saúde publicou instruções para preenchimento do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia com regra de validade para toda vida.

Assim, desde 11 de julho de 2016, as pessoas podem obter este certificado vitalício tendo tomado apenas uma dose da vacina.

Os viajantes que têm o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia com a validade da vacina expirada, na data em que entrou em vigor esta medida, não têm a necessidade de obter um certificado novo.

Onde tomar a vacina da febre amarela?

A administração da vacina da febre amarela pode ser feita nos postos de saúde.

Quem pode tomar a vacina da febre amarela?

A vacina contra a febre amarela pode ser tomada por bebês a partir dos 9 meses, crianças e adultos.

Grávidas e mulheres a amamentar devem evitar tomar a vacina, no entanto, caso os benefícios compensem os riscos, o médico pode considerar a sua administração.

Composição

Uma dose de 0,5 mL contém:

Vírus atenuados da febre amarela (cepa 17 D-204)___≥ 1000U

Diluente (solução de cloreto de sódio a 0,4%)_________0,5 mL

Excipientes____________________q.s.p. 1 dose de vacinação

(Excipientes: lactose, sorbitol, cloridrato de L-histidina, L-alanina e solução salina (cloreto de sódio, cloreto de potássio, fosfato básico de sódio, fosfato de potássio, cloreto de cálcio sulfeto de magnésio)).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

A vacina febre amarela deve ser armazenada entre +2ºC e +8ºC e protegida de luz.

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

Dizeres legais:

Registro MS no 1.1300.1109 Farmacêutica Responsável: Silvia Regina Brollo CRF-SP n° 9.815

< Vacina antirrábica humana < Vacina contra a febre amarela > Vacina contra HPV >
publicidade