Tysabri
Indicação
Para que serve?
Tysabri é indicado para o tratamento da esclerose múltipla, reduzindo a inflamação e os danos causados pela doença nos nervos, em adultos.
Posologia
Como usar?
Geralmente, a dose recomendada de Tysabri é de 300 mg, administrada 1 de 4 em 4 semanas.
A dose recomendada e a duração do tratamento de Tysabri devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. Além disso, Tysabri é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um profissional de saúde treinado.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Tysabri podem incluir sinais de alergia no local da injeção como urticária na pele, inchaço na cara, lábios ou língua ou dificuldade em respirar, amarelamento da pele ou do branco dos olhos ou urina escura, infeções urinárias, dor de garganta, nariz pingando ou entupido, arrepios, urticária na pele com coceira e vermelhidão, dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, dor nas articulações, febre ou cansaço.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Tysabri está contraindicado para pacientes com menos de 18 anos de idade, pacientes com leucoencefalopatia multifocal progressiva, doenças ou problemas graves no sistema imunitário ou algum câncer ativo, pacientes em tratamento com interferão beta ou acetato de glatirâmero e para pacientes com alergia ao Natalizumab ou a algum dos componentes da fórmula.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
Tysabri tem na sua composição Natalizumab, um anticorpo monoclonal, capaz de se ligar a certas proteínas do organismo, anulando o seu efeito nocivo.
Tysabri é um remédio capaz de tratar a esclerose múltipla, pois impede que as células que provocam a inflamação entrem no cérebro, reduzindo assim os danos que a esclerose múltipla causa nas células nervosas.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Tysabri, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, já fez tratamento com imunossupressores ou se já lhe foi diagnosticado anteriormente o vírus JC ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Tysabri caso sinta um agravamento dos sintomas da doença ou caso surjam novos sintomas como alterações de humor ou de comportamento, falta de memória, problemas em falar e comunicar, deve consultar o seu médico logo que possível. Além disso, durante o tratamento caso sinta sintomas como febre, diarreia persistente, falta de ar, tonturas, dor de cabeça, rigidez no pescoço, perda de peso ou apatia, deve falar com o seu médico logo que possível.
O tratamento com Tysabri nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Tysabri é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico, pelo que a sua administração excessiva é pouco provável.
Composição
Tysabri por cada frasco para injetáveis de 15 ml de concentrado contém:
Natalizumab __________________________________ 300 mg
Excipientes ____________________________________ 15 ml
(Excipientes: Fosfato de sódio monobásico mono-hidratado, Fosfato de sódio dibásico hepta-hidratado, Cloreto de sódio, Polissorbato 80 (E433) e Água para preparações injetáveis).
Interações Medicamentosas
Tysabri não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como outros medicamentos para a esclerose múltipla, como interferões beta ou acetato de glatirâmero ou juntamente com medicamentos que afetem o seu sistema imunitário, como mitoxantrona ou ciclofosfamida.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso se esqueça de comparecer a uma sessão marcada, deve consultar o seu médico para que possa ser feita uma nova programação do tratamento.
Laboratório
Biogen Idec Ltd
Telf.: 0800 724 00 55
Outros medicamentos para o tratamento da esclerose múltipla, podem ser o Gilenya ou o Rebif.