Tremfya
Indicação
Para que serve?
O Tremfya é indicado para o tratamento de adultos com psoríase moderada a grave que são candidatos para tratamento com ação em todo o organismo ou fototerapia, que é um tratamento baseado em banho de luz.
Posologia
Como usar?
O Tremfya é indicado para uso subcutâneo, sob a orientação e supervisão de um médico experiente no diagnóstico e tratamento de psoríase em placas.
Se possível, áreas da pele que tem lesões de psoríase devem ser evitadas como locais de injeção.
Depois de se remover a seringa preenchida da geladeira, deve-se manter dentro do cartucho e deixe atingir a temperatura ambiente, esperando por 30 minutos antes de injetar
A dose recomendada é de 100 mg, administrada por injeção subcutânea na semana 0 e 4, seguida por dose de manutenção a cada 8 semanas. A descontinuação do tratamento deve ser considerada em casos que não apresentem qualquer resposta após 16 semanas de tratamento.
Idealmente, a administração deve ser feita da seguinte forma:
- Selecionar uma área para injecção, que pode ser a frente das coxas, parte de trás dos braços ou a área inferior do abdômen, evitando a área de 5 centímetrs ao redor do umbigo;
- Limpar o local de injecção com álcool e lavar bem as mãos com água e sabão;
- Verificar se o líquido está claro e levemente amarelado. Também pode conter pequenas partículas brancas ou claras e pequenas bolhas, o que é normal. Se o líquido estiver turvo ou descolorido, não deve ser usado;
- Remover a tampa da agulha, fazer uma prega com a mão que está livre e injetar o líquido, pressionando o êmbolo num ângulo de 45º;
- Descartar a seringa usada .
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
A reação adversa mais comum que pode ocorrer é uma infecção do trato respiratório superior.
Apesar de ser mais raro, podem ainda ocorrer outras infecções, dor de cabeça, diarreia, urticária, dor nas articulações e vermelhidão no local de administração.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Este medicamento não deve ser usado em pessoas com alergia ao guselcumabe ou a qualquer componente da fórmula do medicamento ou que tenham uma infecção ativa, como por exemplo, tuberculose ativa.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Este medicamento pode aumentar o risco de infecção, por isso não deve ser iniciado em pessoas com uma infecção ativa clinicamente importante até que a infecção se resolva.
As mulheres com potencial para engravidar devem utilizar métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento e durante, pelo menos, 12 semanas após o tratamento. Também não deve ser usado em mulheres grávidas ou a amamentar a não ser que seja recomendado pelo médico.
Este medicamento contém açúcar e por isso deve ser usado com cautela em diabéticos.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
O Tremfya é um medicamento imunossupressor que funciona atuando nas causas da doença inflamatória da psoríase em placas no corpo.
O guselcumabe é um principio ativo que exerce efeitos clínicos na psoríase em placas por meio do bloqueio de uma proteína, a IL-23, que está envolvida na regulação da resposta inflamatória e da imunidade.
Composição
Cada mL de Tremfya contém:
Guselcumabe__________________________________100 mg
Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL
(Excipientes: histidina, cloridrato de histidina monoidratado, sacarose, polissorbato 80 e água para injetáveis).
Armazenamento
Onde como e por quanto tempo posso guardar?
Este medicamento deve ser armazenado sob refrigeração entre 2 e 8 ºC, protegido da luz.
Laboratório
Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.
- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal)
MS – 1.1236.3418 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira – CRF/SP nº 12.304