Trazodona



Indicação

Para que serve?

Trazodona é indicado no tratamento de depressão, episódios de ansiedade, depressão Maior, e no tratamento de dores crônicas ou neurogênicas, como a neuropatia diabética.

Posologia

Como usar?

Os comprimidos de Trazodona devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, durante ou logo após as refeições.

Adultos

A dose recomendada é de 50 a 150 mg, 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas, ou uma única tomada antes de dormir. Caso seja necessário, a dose pode ser aumentada em 50 mg por dia, de 3 em 3 ou 4 em 4 dias.
A dose máxima de Trazodona não deve exceder os 400 mg por dia, mas em casos excepcionais e severos, podem ser usadas doses diárias de 800 mg.

Idosos

Em pacientes idosos a dose recomendada é de 75 mg por dia, porém, caso necessário, esta dose pode ser gradualmente aumentada, com intervalos de 3 ou 4 dias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Trazodona incluem tontura, sonolência, náusea, gosto desagradável e boca seca.

Pacientes do sexo masculino em tratamento com Trazodona, que apresentarem ereção prolongada ou inapropriada do pênis, devem interromper de imediato a administração do medicamento e consultar o médico.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Trazodona está contraindicado para pacientes com alergia à Trazodona ou a outros componentes da fórmula, mulheres grávidas, pretendendo engravidar ou amamentando e a pacientes com problema cardíaco, renal ou doença no fígado.

Farmacocinética

Como funciona?

Trazodona atua no sistema serotoninérgico cerebral, aumentando a concentração de Serotonina, que é a substância neurotransmissora responsável por regular o humor, ajudando assim a reduzir os sintomas relacionados com a depressão.

Após a ingestão de uma dose oral de 150 mg de Trazodona, a concentração máxima do medicamento no organismo é alcançada num tempo máximo de 4 horas após a sua ingestão.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Trazodona​, deverá falar com o seu médico se, tiver mais de 65 anos, estiver a recuperar de um infarto do miocárdio, estiver a fazer terapia anti-hipertensiva, tiver distúrbios cardíacos ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Os antidepressivos, como é o caso da Trazodona, podem afetar a capacidade mental e física, pelo que deve tomar especial cuidado caso tenha que dirigir veículos ou máquinas.

Durante o tratamento com Trazodona é aconselhado que realize regularmente exames de controle sanguíneo e que visite regularmente o médico.

Os resultados do tratamento com Trazodona podem ocorrer passadas 2 semanas de tratamento, no entanto, ás vezes, pode ser necessário um período mínimo de 30 dias para que sejam observados os efeitos terapêuticos desejados. O tratamento com Trazodona nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Trazodona, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Quando administrada em doses excessivas Trazodona pode causar os seguintes sintomas: sonolência, diminuição da coordenação muscular, náusea, vômito, priapismo, parada respiratória, ataques ou alterações de ECG.

Composição

Cada comprimido de Trazodona contém:

Cloridrato de Trazodona __________ 50 mg, 100 mg ou 150 mg
Excipientes _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Fosfato de cálcio tribásico, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, lactose, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, polietilenoglicol e dióxido de titânio).

Interações Medicamentosas

Trazodona não deve ser administrada em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como warfarina, outros medicamentos com trazodona, bebidas alcoólicas, outros depressores do SNC, barbitúricos, clonidina, digoxina, fenitoína ou com inibidores de monoaminaoxidase - IMAO.

Trazodona engorda?

Como qualquer antidepressivo, Trazodona pode engordar, porque aumenta a produção do hormônio responsável por controlar o apetite, podendo assim aumentar a fome.

Trazodona emagrece?

Um dos efeitos colaterais mais comuns de Trazodona é a náusea, como é referido na bula, e por isso, em algumas pessoas, pode provocar perda de peso.

Trazodona dá sono?

Trazodona pode provocar sonolência e tontura.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Trazodona é o genérico de Donaren ou Donaren Retard.

Dizeres Legais:

Reg. M.S: 1.0118.0130
Farm. Resp.: Alexandre Tachibana Pinheiro

< Travisco < Trazodona > Trazograf 60% >
publicidade