Tratamento para refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago pelo esôfago, em direção à boca, podendo causar desconforto, dor e inflamação, devido à acidez do conteúdo gástrico.
Assim, uma das formas de tratar este problema é recorrer a medicamentos que diminuem a acidez do estômago, fazendo com que o refluxo se torne menos frequente e agressivo para a mucosa.
Os remédios mais usados são:
1. Antiácidos
Os antiácidos são remédios que neutralizam o ácido clorídrico presente no estômago, como é o caso do hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e bicarbonato de sódio, que aliviam rapidamente a acidez por converterem o ácido em água e sal.
No entanto, embora sejam bastante eficazes, estes remédios devem ser usados esporadicamente porque podem causar um efeito rebote e piorar a situação.
2. Inibidores da produção de ácido
Estes são os medicamentos que são prescritos com mais frequência e agem inibindo a produção de ácido. Alguns exemplos destes remédios são o omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, rabeprazol, ranitidina, famotidina, entre outros.
Geralmente, estes medicamentos são tomados por um período de tempo mais longo.
3. Aceleradores da motilidade
Estes medicamentos agem acelerando o esvaziamento do estômago, que, se estiver cheio durante menos tempo, existem menos chances de ocorrer refluxo.
Alguns exemplos de medicamentos que aceleram a motilidade gastrointestinal são a domperidona e a cisaprida, no entanto devem ser usados com cautela, devido aos efeitos colaterais que podem causar.
4. Protetores de estômago
Os protetores gástricos que podem ser usados para substituir este muco são o sucralfato e os sais de bismuto que potencializam os mecanismos de defesa do estômago e formam uma barreira protetora no estômago e no esôfago.
Estes remédios só devem ser usados depois de um diagnóstico adequado e se forem recomendados pelo médico.