Tilatil

Atualizado em: Janeiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Tilatil é indicado para tratar os sintomas de dor e de doenças com componentes inflamatórios, degenerativos e dolorosos em geral, principalmente do sistema musculoesquelético, como: artrite reumatóide, osteoartrite, artrose, espondilite anquilosante, tendinite, bursite, periartrite dos ombros ou quadris, distensões de ligamentos, entorses, gota, dor pós-operatória e dismenorreia primária.

Posologia

Como usar?

Para todas as indicações, exceto para cólica menstrual, dor pós-operatória e gota aguda, recomenda-se uma dose diária de 20 mg.

A dose recomendada para cólica menstrual é de 20 mg/dia para dor leve a moderada e 40 mg/dia para dor mais intensa, assim como para dor pós-operatória.

Nas crises agudas de gota, a dose recomendada é de 40 mg, uma vez ao dia, durante 2 dias e, em seguida, 20 mg diários durante os 5 dias seguintes.

Em casos de doenças crônicas, o efeito terapêutico de tenoxicam manifesta-se logo após o início do tratamento, e a resposta aumenta progressivamente no decorrer do tratamento.

Em casos de doenças crônicas, nos quais é necessário o tratamento prolongado, doses superiores a 20 mg não são recomendadas, pois isso aumentaria a incidência e a intensidade das reações adversas sem aumento significativo da eficácia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns são anorexia, distúrbio do sono, tontura, dor de cabeça, distúrbios visuais, desconforto gástrico, epigástrico e abdominal, dificuldade de digestão, sensação de queimação gástrica, enjoo, vômito, aumento dos gases, hemorragia gastrintestinal, perfuração gastrintestinal, úlceras gastrintestinais, úlcera péptica, vômito acompanhado de sangue, fezes escuras, prisão de ventre, diarreia, ulceração da boca, gastrite, boca seca, exacerbação de doença de Crohn e inflamação do intestino.

Com menos frequência, pode ocorrer vertigem, palpitações, estomatite, aumento das enzimas hepáticas, coceira, erupção cutânea, eritema, exantema, urticária, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, aumento de ureia ou creatinina no sangue, cansaço e inchaço.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Tilatil não deve ser usado em casos de alergia ao tenoxicam, a qualquer componente da fórmula ou anti-inflamatórios não esteroides.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas que tenham sintomas de asma, rinite e urticária com o uso de anti-inflamatórios não esteroides, histórico de perfuração ou sangramento gastrintestinal relacionado ao uso prévio de anti-inflamatórios não esteroides, apresentar ou já tiver apresentado úlcera ou sangramento do estômago ou intestino, ou com insuficiência cardíaca grave.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade, grávidas e mulheres a amamentar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A principal ação do tenoxicam, que é a substância ativa do Tilatil, consiste em inibir a enzima COX-1 e COX-2, cujos produtos dão origem a componentes da resposta inflamatória e imune.

Desta forma, o tenoxicam apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antipiréticas e inibe também a agregação plaquetária, reduzindo a coagulação do sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Deve-se ter cuidado especial ao usar Tilatil nas seguintes situações:

  • Intolerância à galactose;
  • Idade mais avançada;
  • Situações anteriores de doença inflamatória intestinal;
  • Reações de pele grave;
  • Doença renal;
  • Cirrose hepática;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Hipovolemia;
  • Distúrbios de coagulação;
  • Pressão alta.

Além disso, se a pessoa apresentar vertigens, tontura ou distúrbios visuais, deve-se evitar dirigir veículos ou manusear máquinas que requeiram atenção.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em geral, os sintomas de superdose por anti-inflamatórios não esteroides incluem náuseas, sangramento gastrintestinal, vômitos, dor de cabeça, sonolência, visão turva e vertigem.

Composição

Princípio ativo:

Tenoxicam_____________________________________20 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, talco, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo).

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

Dizeres Legais

MS-1.0100.0144

Farm. Resp.: Guilherme N. Ferreira - CRF-RJ nº 4288

< Tienam < Tilatil > Tiloxican >
publicidade