Terbinafina 250 mg

publicidade

Indicação

Para que serve?

A terbinafina 250 mg comprimido é indicada para:

  • Onicomicose, que é uma infecção da unha causada por fungos dermatófitos.
  • Infecções fúngicas da pele por Tinea capitis, Tinea corporis, Tinea cruris e Tinea pedis.
  • Infecções cutâneas causadas por leveduras do gênero Candida, em que a terapia por via oral geralmente é considerada apropriada, conforme o local, a gravidade ou a amplitude da infecção.

Ao contrário de cloridrato de terbinafina em creme, o cloridrato de terbinafina oral não é eficaz na pitiríase versicolor.

Posologia

Como usar?

A duração do tratamento com Terbinafina 250 mg varia de acordo com a indicação e a gravidade da infecção.

A dose usual em adultos é de 250 mg, 1 vez ao dia, sempre à mesma hora.

A duração recomendada de tratamento, depende do tipo de infecção, assim:

  • Tinha dos pés: de 2 a 6 semanas;
  • Tinha do corpo, tinha crural: de 2 a 4 semanas;
  • Candidíase cutânea: de 2 a 4 semanas;
  • Infecções do couro cabeludo e dos cabelos: 4 semanas.
  • Onicomicose nas unhas das mãos: cerca de 6 semanas de tratamento são suficientes para o tratamento de infecções nas unhas das mãos.
  • Onicomicose nas unhas dos pés: cerca de 12 semanas de tratamento são suficientes para o tratamento de infecções nas unhas dos pés.

Alguns pacientes com pouco crescimento das unhas podem requerer tratamentos prolongados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O cloridrato de terbinafina é geralmente bem tolerado, no entanto, podem surgir efeitos colaterais como sensação de plenitude gástrica, perda de apetite, dispepsia, náuseas, dor abdominal leve e diarréia, reações cutâneas sem gravidade e dores nos músculos e nas articulações.

Embora seja mais raro, também pode ocorrer alteração do paladar, disfunção hepatobiliar, insuficiência hepática, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e reações anafilactóides.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A Terbinafina 250 mg é contra-indicada em casos de hipersensibilidade à terbinafina ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Em casos de disfunção hepática crônica estável e pré-existente deve ser administrada apenas metade da dose normal, estabelecer um valor basal e realizar um acompanhamento adequado. Caso ocorram sinais e sintomas sugestivos de disfunção hepática, como náusea persistente inexplicada, anorexia, cansaço ou icterícia, urina escura ou fezes esbranquiçadas, deve-se verificar a origem hepática e interromper a terapia com cloridrato de terbinafina.

Além disso, pessoas com diminuição da função renal, com clearance de creatinina < 50 mL/min ou creatinina sérica superior a 300 mcgmol/L, devem receber metade da dose normal.

Este medicamento não deve ser administrado durante a gravidez ou a amamentação.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A terbinafina é uma alilamina com amplo espectro de atividade contra fungos patogênicos da pele, cabelo e unhas, incluindo dermatófitos como Trichophyton, Microsporum, Epidermophyton floccosum e leveduras do gênero Candida e Malassezia. Em concentrações baixas, a terbinafina tem ação fungicida contra fungos dermatófitos, bolores e alguns fungos dimórficos. Sua atividade contra leveduras é fungicida ou fungistática, dependendo de sua espécie.

A terbinafina interfere especificamente em uma etapa inicial da biossíntese dos esteróis fúngicos que acarreta deficiência de ergosterol e acúmulo intracelular de esqualeno, resultando em morte da célula fúngica. A terbinafina age por inibição da esqualeno-epoxidase na membrana celular fúngica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de superdosagem pode ocorrer dor de cabeça, náuseas, dor epigástrica e vertigem.

O tratamento recomendado para a superdose consiste em eliminar a droga, primeiramente por administração de carvão ativado e uso de terapia sintomática de suporte, quando necessário.

Composição

Cada comprimido contém:

Cloridrato de terbinafina______________________ 281,280 mg
(equivalente a 250 mg de terbinafina base)

Excipientes q.s.p. __________________________1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, copovidona, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada e talco).

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Dizeres Legais:

MS - 1.0181.0350 | Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa - CRF-SP nº 10.640

< Teolong < Terbinafina 250 mg > Teriflunomida >
publicidade