Tenoxicam



Indicação

Para que serve?

O Tenoxicam​ é indicado para o tratamento dos sintomas de doenças dolorosas inflamatórias e degenerativas como artrite reumatóide, osteoartrite, osteoartrose, espondilite anquilosante, tendinite, bursite, gota e distensões ligamentares e entorses em adultos.

Além disso, Tenoxicam também pode ser usado no tratamento da gota aguda e da dor após cirurgia.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada é de 20 mg administrados 1 vez ao dia.

Os comprimidos de Tenoxicam devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Tenoxicam podem incluir dor de estômago, má digestão, dor de cabeça, náuseas, azia, sintomas de pele, como urticária, coceira, manchas avermelhadas na pele, vertigem e tontura.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio é contraindicado em pessoas com menos de 18 anos, com doenças graves do trato gastrintestinal superior, incluindo gastrite, úlcera duodenal e gástrica, pessoas com história de alergia a anti-inflamatórios não esteroides com sintomas de asma, rinite e urticária ou com alergia ao Tenoxicam ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Tenoxicam é um composto que pertence à classe química dos oxicans, uma substância ativa com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antipiréticas e inibe a agregação plaquetária.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar o Tenoxicam, deve-se falar com o médico caso a pessoa esteja grávida ou a amanetar, tenha doenças nos rins, fígado ou coração ou caso esteja a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Tenoxicam deve-se tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar tontura, vertigem ou problemas de visão.

O tratamento com Tenoxicam nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Tenoxicam​, deve-se ir ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Tenoxicam por cada comprimido contém:

Tenoxicam ____________________________________ 20 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, fosfato de cálcio dibásico, croscarmelose sódica, amido pré-gelatinizado, celulose microcristalina, estearato de magnésio, talco, dióxido de titânio, etilcelulose, hipromelose + macrogol, óxido de ferro amarelo, álcool etílico ecloreto de metileno).

Interações Medicamentosas

Tenoxicam não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como outros anti-inflamatórios, salicilatos, anticoagulantes ou hipoglicemiantes orais.

Laboratório

EMS

SAC: 0800 191914.

Outros medicamentos para o tratamento de sintomas de doenças dolorosas inflamatórias como artrite reumatoide podem ser Torsilax, Ibupril ou Mioflex.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0235.1001​
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio

< Tenolon < Tenoxicam > Tensart >
publicidade