Tenoxicam
Indicação
Para que serve?
O Tenoxicam é indicado para o tratamento dos sintomas de doenças dolorosas inflamatórias e degenerativas como artrite reumatóide, osteoartrite, osteoartrose, espondilite anquilosante, tendinite, bursite, gota e distensões ligamentares e entorses em adultos.
Além disso, Tenoxicam também pode ser usado no tratamento da gota aguda e da dor após cirurgia.
Posologia
Como usar?
Geralmente, a dose recomendada é de 20 mg administrados 1 vez ao dia.
Os comprimidos de Tenoxicam devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Tenoxicam podem incluir dor de estômago, má digestão, dor de cabeça, náuseas, azia, sintomas de pele, como urticária, coceira, manchas avermelhadas na pele, vertigem e tontura.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Este remédio é contraindicado em pessoas com menos de 18 anos, com doenças graves do trato gastrintestinal superior, incluindo gastrite, úlcera duodenal e gástrica, pessoas com história de alergia a anti-inflamatórios não esteroides com sintomas de asma, rinite e urticária ou com alergia ao Tenoxicam ou a algum dos componentes da fórmula.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
O Tenoxicam é um composto que pertence à classe química dos oxicans, uma substância ativa com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antipiréticas e inibe a agregação plaquetária.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de usar o Tenoxicam, deve-se falar com o médico caso a pessoa esteja grávida ou a amanetar, tenha doenças nos rins, fígado ou coração ou caso esteja a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Tenoxicam deve-se tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar tontura, vertigem ou problemas de visão.
O tratamento com Tenoxicam nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva de Tenoxicam, deve-se ir ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Composição
Tenoxicam por cada comprimido contém:
Tenoxicam ____________________________________ 20 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, fosfato de cálcio dibásico, croscarmelose sódica, amido pré-gelatinizado, celulose microcristalina, estearato de magnésio, talco, dióxido de titânio, etilcelulose, hipromelose + macrogol, óxido de ferro amarelo, álcool etílico ecloreto de metileno).
Interações Medicamentosas
Tenoxicam não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como outros anti-inflamatórios, salicilatos, anticoagulantes ou hipoglicemiantes orais.
Laboratório
EMS
SAC: 0800 191914.
Outros medicamentos para o tratamento de sintomas de doenças dolorosas inflamatórias como artrite reumatoide podem ser Torsilax, Ibupril ou Mioflex.
Dizeres Legais:
Ms: 1.0235.1001
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio