Tecta 40 mg



Indicação

Para que serve?

Tecta 40 mg é indicado para a esofagites de refluxo, no tratamento dos sintomas de azia e regurgitação, em adultos.

Farmacocinética

Como funciona?

Tecta tem na sua composição Pantoprazol, um composto capaz de reduzir a quantidade de ácido produzido pelo estômago. deste modo, Tecta trata sintomas de azia e regurgitação, característicos da esofagite de refluxo.

Após a administração da primeira dose, o seu efeito máximo e cumulativo, ocorre em 3 dias.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Tecta é de 1 comprimido de 40 mg por dia, de acordo com indicação médica.

Os comprimidos de Tecta 40 mg devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, e durante ou após o café da manhã, juntamente com um copo de água.

A duração do tratamento deve ser indicada pelo seu médico, pois esta vai depender da gravidade dos sintomas e resposta individual ao tratamento.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Tecta 40 mg está contraindicado para pacientes com menos de 18 anos de idade, pacientes em tratamento com medicamentos da mesma classe ou com Atazanavir ou Nelfinazir e para pacientes com alergia ao Pantoprazol ou a algum dos componentes da fórmula.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Tecta 40 mg podem incluir dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, gases, dor de cabeça, náusea, vômito, vertigem, visão embaçada, reações de alergia como coceira, vermelhidão, inchaço ou urticária na pele.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Tecta, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver suspeitas de úlcera gástrica, problemas ou doenças no fígado ou rins, estiver em tratamento com anticoagulantes cumarínicos como varfarina ou femprocumona ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Tecta, caso sinta sintomas como perda de peso, vômitos recorrentes e ou com sangue, dificuldade para engolir, anemia ou fezes escuras, deve consultar o seu médico logo que possível.

O tratamento com Tecta​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Tecta 40 mg​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Tecta 40 mg deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

As doses de Tecta nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Composição

Tecta 40 mg por cada comprimido revestido contém:

Pantoprazol ___________________________________ 40 mg

- Na forma de pantoprazol magnésico di-hidratado.

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: carbonato de sódio, manitol, crospovidona, povidona, estearato de cálcio, hipromelose, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, propilenoglicol, polimetacrílicocopoliacrilato de etila e trietilcitrato).

Interações Medicamentosas

Tecta não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como cetoconazol, itraconazol ou atazanavir.

Laboratório

Nycomed GmbH Oranienburg-Alemanha

SAC: 0800-7710345

O genérico de Tecta 40 mg é o Pantoprazol e outros medicamentos para o tratamento de sintomas de azia e regurgitação, podem ser Omeprazol, Lansoprazol ou Ranitidina.

Dizeres Legais:

MS: 1.0639.0256
Farm. Resp.: Juliane D. Piotto Juabre

< Tecnovorin < Tecta 40 mg > Tefin >
publicidade