Tarfic



Indicação

Para que serve?

É indicado para tratar casos de dermatite atópica, diminuindo os sintomas e surtos da doença.

Tarfic 0,03% está indicado para uso em crianças de 2 a 15 anos de idade e adultos, enquanto o Tarfic 0,1% está indicado apenas para pessoas com mais de 16 anos.

Posologia

Como usar?

A posologia indicada é a seguinte:

  • Crianças dos 2 anos aos 15 anos: aplicar a pomada duas vezes ao dia durante 3 semanas, na região afetada, uma vez pela manhã e uma vez à noite. Após este período, a pomada deve ser utilizada uma vez ao dia até que o eczema tenha desaparecido.
  • Adolescentes acima dos 16 anos e adultos: aplicar a pomada duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e uma vez à noite, até que o eczema desapareça.

Deve-se aplicar uma fina camada de pomada nas áreas da pele afetadas do corpo, como face, pescoço, nas dobras do cotovelo e joelhos. Evitar utilizar a pomada dentro nariz, boca ou olhos. Se isto acontecer, deve-se enxaguar com água abundante.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são sensação de queimação e coceira no local da aplicação, inflamação da pele, aparecimento de herpes, aparecimento de vermelhidão na cara após ingestão de bebidas alcoólicas.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

É contraindicado em crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Tarfic contém na sua fórmula tacrolimo monoidratado, uma substância que vai controlar a reação das células do sistema imune da pele que causam dermatite atópica, diminuindo os sintomas de coceira, vermelhidão e pele seca. A melhora é geralmente verificada dentro de uma semana.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

No caso de existir infeção na pele, não se deve colocar esta pomada, pois pode haver agravamento da doença. Durante o tratamento deve-se evitar exposição da pele por longos períodos ao sol ou luz artificial, tal como, câmara de bronzeamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de aplicar mais quantidade de pomada que o normal, podem surgir efeitos colaterais como sensação de queimação, dor e vermelhidão, devendo-se lavar a região e contactar o médico.

Composição

Tarfic® 0,03% contém por cada g:

Tacrolimo monoidratado _________________ 0,307 mg

- Equivalente a 0,300 mg de tacrolimo.

Excipientes __________________________________ g

Tarfic® 0,1% contém por cada g:

Tacrolimo monoidratado __________________1,022 mg

- Equivalente a 1,000 mg de tacrolimo.

Excipientes __________________________________ g

(Excipientes: petrolato amarelo, petrolato líquido, carbonato de propileno, cera branca de abelha e parafina branca).

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

Dizeres legais:

MS nº: 1.0033.0160 | Farmacêutica Responsável: Cintia Delphino de Andrade

< Tarceva < Tarfic > Tarflex >
publicidade