Tandrilax

Atualizado em: Abril 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

Tandrilax é indicado no tratamento do reumatismo, onde a dor e o inchaço das articulações são as queixas principais.

Este remédio tem como principais indicações os processos inflamatórios degenerativos dos reumatismos, crises de gota, estados inflamatórios pós-operatórios e pós-traumáticos, e como coadjuvante de quadros inflamatórios e infecciosos.

Posologia

Como usar?

Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de um comprimido a cada 12 horas e a duração do tratamento deve ser a critério médico.

Devem ser administradas as mais baixas doses eficazes e, sempre que possível, a duração do tratamento não deve ultrapassar 10 dias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso deste medicamento são distúrbios gastrintestinais como dispepsia, dor epigástrica, recorrência de úlcera péptica, náuseas, vômitos e diarreia. ocasionalmente, podem ocorrer cefaleia, confusão mental, tonturas, distúrbios da visão, edema por retenção de eletrólitos, hepatite, pancreatite e nefrite intersticial.

Além disso, embora seja raro, podem ainda ocorrer reações alérgicas graves, bem como síndrome de Stevens-Johnson e síndrome de Lyell, além de leucopenia, trombocitopenia, pancitopenia, agranulocitose e anemia aplástica.

O uso prolongado pode provocar necrose papilar renal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Tandrilax está contra-indicado em pessoas com hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da fórmula, com insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave e hipertensão arterial grave.

Além disso, este medicamento também não é indicado para crianças abaixo de 14 anos, com exceção de casos de artrite juvenil crônica.

O Tandrilax não deve ser usado em mulheres grávidas e lactantes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A possibilidade de reativação de úlceras pépticas requer avaliação cuidadosa quando houver história de dispepsia, hemorragia gastrintestinal ou úlcera péptica.

Nas indicações do tandrilax por períodos superiores a dez dias, deve ser realizado hemograma e provas de função hepática antes do início do tratamento.

Em pacientes portadores de doenças cardiovasculares, a possibilidade de ocorrer retenção de sódio e edema deve ser considerada.

Observando-se reações alérgicas pruriginosas ou eritematosas, febre, icterícia, cianose ou sangue nas fezes, a medicação deve ser imediatamente suspensa.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Tandrilax apresenta ação relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os efeitos tóxicos da cafeína, primordialmente excitação do Sistema Nervoso Central, taquicardia e extra-sístoles, só ocorrem em dosagens extremamente elevadas, assim a possibilidade de toxicidade significativa, devido a este componente do é muito improvável.

Os efeitos tóxicos do carisoprodol podem resultar em torpor, coma, choque e depressão respiratória, sendo indicadas as medidas gerais de tratamento sintomático e de suporte.

O tratamento de intoxicação aguda com agentes anti-inflamatórios não-esteróides como o diclofenaco sódico consiste essencialmente em medidas sintomáticas e de suporte.

O paracetamol em doses maciças pode causar hepatotoxicidade, que pode não se manifestar até 48 a 72 horas após a ingestão.

Na suspeita de superdosagem, proceder o esvaziamento gástrico por lavagem ou indução do vômito.

Composição

Cada comprimido contém:

Cafeína________________________________________30 mg

Carisoprodol___________________________________125 mg

Diclofenaco sódico_______________________________50 mg

Paracetamol___________________________________300 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio, crospovidona, corante amarelo FDC nº 6 laca de alumínio, dióxido de silício e fosfato de cálcio dibásico).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Tandrilax, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta uma validade de 36 meses a contar da data de sua fabricação.

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

Dizeres Legais

MS - 1.0573.0055
Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555

< Tandriflan < Tandrilax > Tarceva >
publicidade