Tamisa 20



Indicação

Para que serve?

Indicado para prevenir a gravidez.

Posologia

Como usar?

Tomar um comprimido por dia, aproximadamente à mesma hora, e no dia da semana respetivo ao indicado na cartela, isto é, se se começar o tratamento no Sábado, deve-se tomar o comprimido correspondente a esse dia.

Cada cartela deve ser tomada por 21 dias e, terminado esse período, deve-se fazer uma pausa de 7 dias onde poderá surgir menstruação. Iniciar nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor e dor nas mamas.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não usar em caso de suspeita de gravidez ou durante a gestação, período de amamentação ou por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

É ainda contraindicado em caso de histórico de trombose, problemas na coagulação do sangue, diabetes, doença no fígado, câncer de mama, sangramento vaginal sem explicação e mau funcionamento de rins.

Farmacocinética

Como funciona?

Tamisa 20 contém dois hormônios femininos, o gestodeno e o etinilestradiol, que têm função semelhante aos hormônios naturais, inibindo a ovulação e alterações na secreção do útero, evitando a gravidez.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este contraceptivo não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, sífilis ou gonorreia.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdosagem pode causar náuseas e vômitos e hemorragia por supressão pode ocorrer em mulheres. Nesta situação, deve-se contactar o médico imediatamente.

Composição

Cada drágea contém:

Gestodeno ______________________________ 75 mcg

Etinilestradiol ____________________________ 20 mcg

Excipientes _____________________________ 1 drágea

(Excipientes: lactose anidra, butil hidroxi anisol, propil galato, ácido cítrico anidro, celulose microcristalina, laurilsulfato de sódio, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio, sacarose, carbonato de cálcio, talco, polietilenoglicol, dióxido de titânio, goma acácia, goma xantana, corante eritrosina).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres Legais

M.S.: 1.0043.0652 | Farm. Resp.: Dra. Maria Benedita Pereira

< Tamiflu cápsulas < Tamisa 20 > Tamofen >
publicidade