Systen Sequi

publicidade

Indicação

Para que serve?

Os adesivos Systen Sequi são indicados para o tratamento de reposição hormonal para alívio dos sintomas característicos da menopausa.

Posologia

Como usar?

Modo de usar:

O adesivo deve ser aplicado em uma área limpa e seca de pele íntegra e saudável, no tronco do corpo abaixo da cintura e a área de aplicação deve ser alterada com um intervalo de pelo menos uma semana entre as aplicações em um local específico.

Deve-se aplicar a parte do adesivo que ficou exposta no local escolhido do corpo da extremidade para o centro, evitando dobrar o adesivo. Em seguida, a segunda parte da película protetora deve ser removida e a parte adesiva aplicada e utilizar a palma da mão para pressionar o adesivo na pele e para adequar a temperatura do adesivo a da pele, na qual seu efeito é otimizado.

Se um adesivo se desprender, um novo adesivo equivalente, Adesivo 1 ou Adesivo 2, deve ser aplicado imediatamente. Entretanto, o dia de troca deve ser mantido.

Não é necessário remover o adesivo durante o banho.

Posologia:

O Systen Sequi deve ser aplicado individualmente, na seguinte sequência: 4 adesivos Systen Sequi – Adesivo 1 seguidos por 4 adesivos Systen Sequi – Adesivo 2. Este ciclo deve ser repetido sem interrupção.

Nas primeiras duas semanas de uso de Systen Sequi, o Adesivo 1 deve ser aplicado e substituído duas vezes por semana, a cada 3-4 dias, nas regiões do tronco abaixo da cintura. Durante as duas semanas seguintes de tratamento com Systen Sequi, deve-se proceder da maneira já descrita usando o Adesivo 2. A paciente deve, então, recomeçar o ciclo com uma nova caixa.

Para o tratamento dos sintomas pós-menopausa, a menor dose efetiva deve ser utilizada.

Quando aplicado, o Adesivo 1 libera 50 mcg de estradiol por dia e o Adesivo 2 libera 50 mcg de estradiol e 170 mcg de acetato de noretisterona por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são reação no local de aplicação, depressão, insônia, nervosismo, instabilidade emocional dor de cabeça, hipertensão, dor abdominal, distúrbio gastrintestinal, náusea, coceira, erupção cutânea eritematosa, dor nas articulações, dor nas mamas, menstruação excessiva e frequente com ciclo regular, cólicas menstruais, distúrbio menstrual, mal-estar e aumento de peso.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O produto está contra-indicado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula, câncer de mama, trato genital ou outro câncer estrogênio-dependente, sangramento vaginal de origem não determinada, doença grave do fígado ou rim, gravidez e lactação e desordens ativas da coagulação sanguínea.

O uso de Systen Sequi está contra-indicado durante os períodos de gravidez confirmada ou suspeita e de lactação.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos.

Systen Sequi não é um anticoncepcional. É indicado no tratamento dos sintomas decorrentes da deficiência hormonal durante a menopausa.

O médico deve ser informado em caso de doença cardíaca, pressão alta, doença de rins ou fígado, epilepsia, enxaqueca, diabetes ou se observar alterações das mamas ou do útero.

Também se deve avisar o médico se houver algum caso de câncer de mama na família ou se estiver a ser usado algum medicamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sintomas de superdose com estrogênios e progestogênios incluem náusea, sangramento de escape, hipersensibilidade das mamas, dores abdominais e/ou distensão abdominal.

Estes sintomas desaparecem com a interrupção do tratamento.

Composição

Cada Adesivo transdérmico 1 contém:

Estradiol____________________________________3,2 mg*

*correspondente, após aplicação, a uma liberação de 50 mcg de estradiol por dia.

Excipientes___________________________q.s.p. 1 adesivo


Cada Adesivo transdérmico 2 contém:

Estradiol____________________________________3,2 mg*

Acetato de noretisterona______________________11,2 mg*

*correspondem, após aplicação, a uma liberação de 50 mcg de estradiol e de 170 mcg de acetato de noretisterona por dia.

Excipientes___________________________q.s.p. 1 adesivo

(Excipientes: copolímero de acrilato-vinilacetato, filme de tereftalato de polietileno, filme de tereftalato de polietileno siliconisado e goma guar).

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

Dizeres legais:

MS-1.1236.3315 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira | CRF-SP n° 12.304

< Systane < Systen Sequi > Tafinlar >
publicidade