Stiefcortil

publicidade

Indicação

Para que serve?

Tratamento tópico das afecções cutâneas de caráter eczematoso ou inflamatório, tais como: eczema de contato, eczema atópico, eczema numular, líquen simples e crônico, líquen plano, intertrigo, desidrose e prurido anogenital. Stiefcortil creme/pomada é recomendado quando as lesões se encontram em áreas delicadas, como a face, não determinando a dermatite perioral, e regiões de dobras como a axilar, genital e mamária, evitando-se as estrias atróficas causadas pelos corticosteróides fluorados. Stiefcortil capilar é indicado para o tratamento das dermatoses do couro cabeludo, que respondem aos corticosteróides como psoríase, seborréia e dermatite.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Os corticosteróides tópicos são contra-indicados na maioria das infecções viróticas cutâneas como varicela, herpes e vacínia e na presença de tuberculose cutânea. Também é contra-indicado para pacientes com história de hipersensibilidade à hidrocortisona ou aos outros componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Aplicar Stiefcortil creme/pomada sobre as áreas afetadas 3 a 4 vezes ao dia. Quando se obtiver resposta favorável à terapia, reduzir gradualmente a dosagem e, eventualmente, descontinuar. Aplicar pequenas quantidades de Stiefcortil capilar pela manhã e à noite. Quando se obtiver resposta favorável à terapia, reduzir para uma aplicação diária em dias alternados. Superdosagem: tratando-se de um produto tópico, a superdosagem pode ocorrer ao se tratar áreas extensas ou utilizando-se a terapia oclusiva, aumentando a possibilidade de absorção sistêmica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Já foram observados os seguintes efeitos pelo uso de corticosteróides tópicos: sensação de ardência, prurido, irritação, secura, foliculite, hipertricose, erupção acneiforme e hipopigmentação. Com a terapia oclusiva podem ocorrer as seguintes reações: maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estria e miliária. Se ocorrer irritação, o produto deve ser descontinuado e instituída uma terapia apropriada. Na presença de infecção, deve-se usar um antifúngico ou antibacteriano adequado. Cuidados especiais devem ser observados no tratamento de áreas extensas ou com a terapia oclusiva, devido à possibilidade de absorção sistêmica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Stiefcortil com hidrocortisona pura, devido à sua boa tolerabilidade, pode ser usado nas afecções cutâneas em crianças, uma a duas vezes ao dia. Embora não tenha sido observado até o momento nenhuma reação adversa durante a gravidez ou lactação, a segurança do uso durante esses períodos ainda não foi estabelecida. Portanto, não deve ser largamente utilizado em pacientes grávidas. Stiefcortil capilar não deve ser usado em outras partes do corpo. Em presença de infecção, deve-se instituir uma adequada terapia antibacteriana. Deve-se tomar todas as precauções para evitar o contato do produto com os olhos.

Composição

Capilar: hidrocortisona 10 mg, veículo q.s.p. 1ml; o veículo contém: propilenoglicol, álcool etílico anidro, EDTA dissódico, hidroxipropilcelulose, água purificada. Creme: hidrocortisona 10 mg, creme evanescente q.s.p. l g; o creme evanescente contém: álcoois graxos etoxilados, álcool estearílico, palmitato de isopropila, monoestearato de sorbitan, monoestearato de glicerila, glicerina, ácido láctico, metilparabeno, propilparabeno e água purificada. Pomada: hidrocortisona 10 mg, base vaselinada q.s.p. 1 g; a base vaselinada contém: óleo mineral e vaselina sólida.

Apresentação

Capilar: frasco com 60 ml; creme: bisnaga com 30 g; pomada: bisnaga com 30 g.

Laboratório

Stiefel Ltda.

SAC: 0800 7043189

< Stezza < Stiefcortil > Stiemycin >
publicidade