Splendil

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Splendil está indicado para o controle da pressão alta e da angina de peito estável.

Posologia

Como usar?

Os comprimidos podem ser administrados sem a ingestão de alimentos ou após uma refeição leve que não seja rica em gorduras e açúcares.

Hipertensão arterial:

O tratamento deve ser iniciado com a dose de 5 mg, 1 vez ao dia e se necessário pode ser reduzida para 2,5 mg ou aumentada para 10 mg, 1 vez ao dia ou um outro anti-hipertensivo pode ser adicionado.

O ajuste da dose deve ocorrer em um intervalo de não mais que 2 semanas. As doses de manutenção são em geral de 5 a 10 mg, 1 vez ao dia.

Angina do peito estável:

O tratamento deve ser iniciado com 5 mg, 1 vez ao dia.

Se necessário, pode-se aumentar a dose para 10 mg, 1 vez ao dia.

Veja como melhorar o efeito deste remédio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são vermelhidão na face, dor de cabeça, palpitações, tontura e cansaço.

Além disso, o Splendil também pode causar edema na região do tornozelo, aumento discreto da gengiva em pessoas com gengivites ou periodontites acentuadas. Esse aumento pode ser evitado ou revertido com uma higiene bucal cuidadosa.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em casos de alergia ao felodipino ou a qualquer um dos componentes da fórmula, na gravidez, insuficiência cardíaca descompensada, infarto agudo do miocárdio, angina instável , obstrução hemodinamicamente significativa da válvula cardíaca e obstrução que reduz intensamente o bombeamento cardíaco de sangue ao organismo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Splendil pode raramente conduzir a uma grande diminuição da pressão, que em algumas pessoas pode resultar em um suprimento inadequado de sangue para o coração.

O felodipino, assim como outros antagonistas do cálcio, pode raramente causar perda súbita de consciência e induzir um aumento dos batimentos do coração.

Este medicamento deve ser usado com cautela em pessoas com intolerância à lactose e não deve ser utilizado por pessoas com intolerância hereditária à galactose ou com má-absorção de glicose-galactose.

Além disso, o Splendil também deve ser usado com cuidado em pessoas que tomam substâncias que interferem com o sistema enzimático hepático, cimetidina, eritromicina, itraconazol, cetoconazol, certos flavonoides presentes em suco de grapefruit, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, barbitúricos, tacrolimo, Erva de São João e digoxina.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Splendil tem na sua composição felodipino que atua reduzindo a pressão arterial e a frequência e intensidade das crises de angina de peito, produzindo dilatação dos vasos sanguíneos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdosagem pode causar excessiva vasodilatação periférica com hipotensão acentuada e diminuição do ritmo cardíaco.

Para tratar a superdosagem é geralmente administrado carvão ativado e se necessário, é realizada uma lavagem gástrica.

Composição

Cada comprimido de Splendil 2,5 mg contém:

Felodipino___________________________________2,5 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: óleo de rícino hidrogenado polioxil, galato de propila, hipromelose, silicato de alumínio e sódio, celulose microcristalina, lactose anidra, estearil fumarato de sódio, macrogol, dióxido de titânio, óxido férrico amarelo, cera de carnaúba e hiprolose).

Cada comprimido de Splendil 5 mg contém:

Felodipino_____________________________________5 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: óleo de rícino hidrogenado polioxil, galato de propila, hipromelose, silicato de alumínio e sódio, celulose microcristalina, lactose anidra, estearil fumarato de sódio, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro marrom-avermelhado, cera de carnaúba e hiprolose. ).

Cada comprimido de Splendil 10 mg contém:

Felodipino____________________________________10 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: óleo de rícino hidrogenado polioxil, galato de propila, hipromelose, silicato de alumínio e sódio, celulose microcristalina, lactose anidra, estearil fumarato de sódio, macrogol, dióxido de titânio, óxido férrico amarelo, óxido de ferro marrom-avermelhado, cera de carnaúba e hiprolose. ).

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.

SAC: 0800-014 55 78

Dizeres legais:

MS - 1.1618.0074 | Farm. Resp.: Dra. Gisele H. V. C. Teixeira - CRF-SP nº 19.825

< Spirulina < Splendil > Sporanox >
publicidade