Sovaldi

publicidade

Indicação

Para que serve?

Sovaldi 400 mg comprimidos é indicado para o tratamento da infeção pelo vírus da hepatite C, em adultos, com idade igual ou superior a 18 anos.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Sovaldi 400 mg é de 1 comprimido de 400 mg, uma vez por dia. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, com um copo de água e com alimentos. Uma vez que o tratamento com Sovaldi 400 mg deve ser feito juntamente com outros medicamentos contra a hepatite C, a duração do tratamento recomendado depende da combinação de medicamentos utilizada.

Caso aconteça vomitar após tomar Sovaldi, deverá tomar outro comprimido caso tenha vomitado após menos de 2 horas, caso contrário, não necessita de tomar outro comprimido até à hora prevista da próxima dose.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Sovaldi 400 mg incluem: febre, arrepios, sintomas do tipo gripal, diarreia, enjoo - náuseas, vômitos, dificuldade em dormir - insônia, sensação de cansaço e irritabilidade, dores de cabeça, erupção e comichão na pele, perda de apetite, tonturas, desconforto e dores nos músculos, dor nas articulações, falta de ar, tosse, visão pouco nítida e diminuição da atenção.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Sovaldi 400 mg é contraindicado a pacientes com alergia ao sofosbuvir ou a qualquer outro componente da formula.

Sovaldi e Ribavirina não devem ser administrados em grávidas, mulheres amamentando ou em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Sovaldi atua diminuindo a quantidade de vírus da hepatite C no seu organismo e removendo o vírus do seu sangue durante um período de tempo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Sovaldi deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: tem outros problemas de fígado além da hepatite C - por exemplo se estiver em lista de espera para uma transplantação hepática, tem hepatite B ou se tem problemas de rins.

Sovaldi é sempre administrado em conjunto com outros medicamentos, pelo que é aconselhado que leia sempre os folhetos informativos e que sejam feitas análises regulares ao sangue, nunca devendo começar o tratamento com Sovaldi sem antes consultar o seu médico ou farmacêutico. As análises regulares ao sangue podem revelar: contagem baixa de glóbulos vermelhos - anemia, contagem baixa de glóbulos brancos - neutropenia, contagem baixa de plaquetas e alterações no fígado.

Durante o tratamento com Sovaldi se qualquer um dos efeitos secundários se agravar deverá contactar o seu médico ou farmacêutico. O tratamento so deverá ser interrompido sob indicação médica, caso contrário este poderá ser ineficaz.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem de Sovaldi deve suspender a medicação e contactar o seu médico ou dirigir-se ao hospital mais próximo, levando consigo a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

O que fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Sovaldi deverá tomar a dose esquecida logo que lhe for possível, caso se aperceba nas primeiras 18 horas seguintes à hora habitual a que costuma tomar, ou deverá tomar a dose seguinte à hora habitual, caso se aperceba 18 horas ou mais após a hora habitual a que costuma tomar. As doses de Sovaldi nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

A administração de Sovaldi não é aconselhada caso esteja a tomar alguns dos seguintes medicamentos: Rifampicina, Hipericão, Carbamazepina e Fenitoína e medicamentos à base de plantas ou obtidos sem receita médica.

Laboratório

Gilead Sciences

Gilead Sciences Limited - IDA Business & Technology Park, Carrigtohill, County Cork - Irlanda

Sofosbuvir também pode ser conhecido comercialmente como Virunon.

< Sotahexal < Sovaldi > Spidufen >
publicidade