Sorcal



Indicação

Para que serve?

O Sorcal está indicado para tratar o excesso de potássio no sangue em casos de diminuição da função dos rins.

Posologia

Como usar?

Este remédio poderá ser administrado por via oral, na forma de sachê, ou por via retal, na forma de pó para enema:

Sorcal em sachê

O Sorcal 900mg deve ser preparado no momento do uso e não deve ser guardado, pois perde suas propriedades ao longo do tempo. As doses devem ser definidas pelo médico e, normalmente, são:

  • Adultos e idosos: 15 g, três ou quatro vezes ao dia;
  • Crianças: 1 g por quilograma de peso por dia, administrada em doses divididas

Os sachês devem ser preparados em 20 a 100 ml de água, dependendo da dose.

Sorcal pó retal

As doses variam de acordo com a idade:

  • Adultos e idosos: a administração deve ser feita com a suspensão aquecida à temperatura corporal. Se possível, o enema deve ser retido pelo menos por 9 horas, e então seguido por um enema de lavagem.
  • Crianças: a dose deve ser, no mínimo, igual à que deveria ser administrada por via oral, diluída na proporção descrita.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso de Sorcal pode causar efeitos secundários como dor de estômago, falta de apetite, náuseas, vômitos, prisão de ventre e diarreia, alterações nas concentrações de alguns sais no sangue, especialmente, baixa concentração de potássio, de sódio e de magnésio e retenção de cálcio.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Sorcal não poderá ser utilizado em pessoas com problemas nas glândulas que produzem paratormônio, o hormônio que regula o metabolismo do cálcio, doenças no sangue, sarcoidose, uma doença de causa desconhecida e na qual se acumulam pequenos nódulos nos tecidos, câncer metastático com insuficiência renal e elevada taxa de cálcio no sangue, cálculo renal ou elevada taxa de cálcio no sangue de qualquer origem.

Farmacocinética

Como funciona?

Este medicamento é uma resina que funciona trocando o cálcio presente da sua composição pelo potássio do organismo. Atua principalmente no intestino grosso liberando parcialmente o cálcio e recebendo o potássio que, então, é eliminado juntamente com as fezes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso deste remédio, pode causar diminuição de alguns minerais do organismo, especialmente magnésio, sódio e potássio. Por este motivo, este efeito deve ser cuidadosamente controlado por determinações frequentes dos valores dos sais no sangue a cada 24 horas, pela avaliação da condição clínica da pessoa e por um exame ao coração

O Sorcal deverá ser utilizado com cuidado em grávidas e pessoas com insuficiência renal ou diabetes, já que contém açúcar na sua composição.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de administração excessiva de Sorcal, deve-se recorrer ao uso de laxantes ou lavagens retais para retirar o medicamento do organismo e impedir a ocorrência de prisão de ventre.

A superdose de Sorcal poderá provocar alta concentração de cálcio e diminuição de potássio no sangue. Nestes casos, deve-se ir ao hospital para normalizar os níveis destes sais no sangue.

Composição

Cada grama de Sorcal contém:

Poliestirenossulfonato de cálcio____________________900mg

equivalente a aproximadamente 3,6 - 4,4 mEq de cálcio

(Excipientes: sacarose e ácido cítrico anidro).

Laboratório

Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.

- SAC: 08000 160625

Dizeres legais:

MS – 1.2110.0022 | Farmacêutica Responsável: Edina S. M. Nakamura | CRF-SP nº 9258

< Sonrisal < Sorcal > Sorine >
publicidade