Sinot Clav

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Sinot Clav é um antibiótico indicado para tratamento de infecções bacterianas comuns, como nfecções das vias respiratórias superiores, inclusive de ouvido, nariz e garganta, infecções das vias respiratórias inferiores, como bronquite crônica e broncopneumonia, infecções urinárias, principalmente cistite e infecções de pele e tecidos moles, sobretudo por celulite, mordidas de animais e abscesso dentário grave com celulite disseminada.

Posologia

Como usar?

Este medicamento deve ser usado da seguinte forma:

Suspensão oral

A dose usual diária recomendada é de 25/3,6 mg/kg/dia para infecções leves a moderadas e 45/6,4 mg/kg/dia para tratamento de infecções mais sérias.

Comprimidos

A dose recomendada é de 1 comprimido, duas vezes ao dia, de 12 em 12 horas, durante o período de tempo estabelecido pelo médico.

Para reduzir o desconforto no estômago, este medicamento deve ser tomado no início de uma refeição.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são diarreia, candidíase, enjoo e vômitos.

Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer tonturas, dor de cabeça, desconforto abdominal, aumento das enzimas do fígado, erupções na pele, coceira e vermelhidão.

Saiba como evitar ter diarreia ao tomar antibióticos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Sinot Clav não deve ser usado em pessoas com alergia aos betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas, ou a qualquer componente presente na fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que já tiveram icterícia ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso de amoxicilina e ácido clavulânico.

Este medicamento também não deve ser usado por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, sem indicação médica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento pode induzir resistências bacterianas.

Em alguns casos, este medicamento pode causar colite pseudomembranosa e por isso, em situaçções em que ocorra diarreia prolongada e cólicas abdominais, o tratamento deve ser interrompido.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a fazer, de forma a evitar interações medicamentosas.

Deve ser utilizado com cautela em pessoas com problemas no fígado, nos rins ou com fenilcetonúria (no caso da suspensão oral).

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A amoxicilina é um antibiótico de amplo espectro de ação contra
muitos microrganismos. No entanto, é sensível à degradação por enzimas conhecidas como betalactamases, produzidas por algumas bactérias e, por isso, o espectro de ação da amoxicilina não inclui os microrganimos produtores dessas enzimas.

O ácido clavulânico é um betalactâmico que tem a capacidade de inativar grande variedade de enzimas betalactamases. A presença dele em Sinot Clav protege a amoxicilina da degradação por essas enzimas e aumenta de forma efetiva o espectro antibacteriano da amoxicilina porque inclui muitas bactérias normalmente resistentes a ela e a outras penicilinas e cefalosporinas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose, deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

Cada 5 mL de suspensão oral contém:

Amoxicilina__________________________________400 mg

Ácido clavulânico______________________________57 mg

Veículo___________________________________q.s.p 5 mL

(Veículo: dióxido de silício, goma xantana, ácido succínico, aspartamo, aroma de morango, aroma de baunilha, hipromelose, maltodextrina, poloxâmer, butil-hidroxitolueno).

Cada comprimido revestido contém:

Amoxicilina__________________________________875 mg

Ácido clavulânico_____________________________125 mg

Excipientes q.s.p. _______________________ 1 comprimido

(Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona, celulose microcris-talina, dióxido de titânio, hipromelose e macrogol).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

Suspensão oral

M.S.: 1.0043.1155 | Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró – CRF-SP 19.258

Comprimidos

M.S.: 1.0043.1154 | Farm. Resp.: Dra. Maria Benedita Pereira - CRF-SP 30.378

< Sinergen cápsulas < Sinot Clav > Sinustrat >
publicidade