Sevoflurano

Sevoflurano



Indicação

Para que serve?

Sevoflurano está indicado para provocar e manter anestesia geral em adultos e crianças, para procedimentos cirúrgicos.

Posologia

Como usar?

Sevoflurano destina-se a ser utilizado por via inalatório através de um vaporizador.

As doses a utilizar deverão ser ajustadas à necessidade especifica da pessoa em questão de acordo com a sua idade e peso e estado clínico.

Para obtenção de um efeito anestésico devem inalar-se quantidades de Sevoflurano entre 0,5-1,0% em oxigénio (O2) com ou sem óxido nitroso (N2O), com aumentos de 0,5-10% de Sevoflurano, até ao máximo de 8% em adultos e crianças, até que seja alcançadao efeito pretendido.

Para a manutenção deste efeito deverão ser inaladas concentrações deste remédio entre 0,5 a 3% em O2 com ou sem N2O.

A tabela seguinte representa o efeito da idade na concentração de Sevoflurano:

IdadeSevoflurano em O2Sevoflurano em N2O 60%/ O2 40%
0 a 1 meses3,3%Não disponível
1 a 6 meses3,0%Não disponível
6 meses a 1 ano2,8%Não disponível
1 a 3 anos2,6%2,0%
3 a 5 anos2,5%Não disponível
5 a 12 anos2,4%Não disponível
25 anos2,5%1,4%
35 anos2,2%1,2%
40 anos2,05%1,1%
50 anos1,8%0,98%
60 anos1,6%0,87%
80 anos1,4%0,70%

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A inalação de Sevoflurano causa alguns efeitos secundários de intensidade e duração variável com a dose utilizada, sendo os mais frequentes, diminuição da actividade cardiorrespiratória, enjôos, vômitos, baixa de pressão arterial, tosse, agitação, sonolência, dores de cabeça, tonturas, delírios, alteração de açucar no sangue e contagem de glóbulos brancos no sangue, baixa da temperatura corporal e alteração da função do fígado.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Sevoflurano não deve ser utilizado em pessoas que sofram de uma doença chamada de hipertermia maligna, com alergia conhecida ou suspeita a esta substância ou a outro agente anestésico inalatório halogenado e com história deficiente função do fígado não explicada com icterícia, febre e eosinofilia após anestesia com este remédio. Mulheres grávidas não deverão utilizar este medicamento sem orientação médica ou do cirurgião-dentista e no caso de mulheres em fase de amamentação deverão ser aconselhadas a não amamentar durante as 48h seguintes à administração deste anestésico.

Farmacocinética

Como funciona?

Sevoflurano é um anestésico volátil, líquido, não explosivo, de inicio de acção e recuperação rápida e suave e que permite níveis de anestesia mais profundos. Após inalação da substância, e, devido a um mecanismos ainda não devidamente conhecido, a pressão sanguínea e a função respiratória são gradualmente deprimidos obtendo-se anestesia pretendida.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Devido à sua acção depressora da função cardiorespiratória, que poderá ser agravada pelo uso simultâneo de outros agentes com este mesmo efeito, o uso de Sevoflurano deverá fazer-se sempre com supervisão da respiração e se necessário recorrer-se a respiração assistida. Por este motivo, a administração deste medicamento só pode ser feita por médicos treinados e em locais onde estejam disponíveis meios adequados de ventilação mecânica, administração de oxigênio e ressuscitação para uso imediato caso seja necessário.

O uso deste medicamento para provocar anestesia em pessoas com problemas de fígado e de rins, tendência a aumento de pressão dentro do cérebro e convulsões, deverá ser feito com cautela.

A condução de veículos e máquinas poderá ficar comprometido durante algum tempo após a administração de Sevoflurano.

O que significa CAM?

CAM é sinônimo de concentração alveolar mínima ou seja, a mínima quantidade deste anestésico presente nos alvéolos pulmonares para que se inicie o efeito desejado.

Sevoflurano e Isoflurano

O Sevoflurano, também chamado de éter hexafluoroisopropil fluorometilico, é um éter isopropilmetílico altamente fluorado usado para a indução e manutenção de anestesia geral. Juntamente com o desflurano, está a substituir o isoflurano e o halotano na moderna anestesia.

Onde posso comprar sevoflurano?

Sevoflurano é de uso restrito a hospitais a sua venda só poderá ser feita mediante receita médica e com retenção desta.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem deverá ser interrompida a administração do fármaco, iniciar ventilação controlada ou assistida com oxigênio e manter a função cardiovascular em níveis adequados.

Composição

Cada mL contém:

Sevoflurano _____________________________________1 mL

(Não contêm excipientes, sevoflurano 100%)

Laboratório

Instituto Biochimico Ltda.

Dizeres legais:

MS - 1.0063.0219

Farmacêutico Responsável: Rafael Nunes Princesval CRF-RJ nº 17295

< Serzone < Sevoflurano > Sevorane >
publicidade