Serenata

Cloridrato de Sertralina



Indicação

Para que serve?

É indicado no tratamento de depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo em adultos e crianças, ataques de pânico, estresse pós-traumático e tensão pré-menstrual.

Posologia

Como usar?

Deve-se tomar uma dose única pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, de preferência à mesma hora. A dose pode ser de 50 mg ou 100 mg, indicada pelo médico de acordo com as necessidades da pessoa.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, diarreia, boca seca, náusea, problemas a ejacular ou fadiga. Pode surgir também perda de apetite, diminuição da libido, ansiedade, espasmos musculares, aumento do batimento cardíaco, vômitos, prisão de ventre, má digestão e diminuição ou aumento de peso.

Outros efeitos raros que podem surgir são alucinações, dilatação dos olhos, sangramento do nariz, aumento da pressão arterial, coceira generalizada, inchaço do rosto ou alterações no exame de sangue.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não se deve usar em mulheres grávidas ou durante a amamentação, crianças com menos de 6 anos ou em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Durante o tratamento não se deve dirigir veículos ou operar máquinas, ingerir bebidas alcoólicas, ou tomar Serenata associado a medicamentos chamados inibidores de monoaminoxidase ou pimozida.

Farmacocinética

Como funciona?

Este medicamento contém na sua fórmula cloridrato de sertralina que atua no cérebro aumentando a disponibilidade de serotonina, uma substância importante para diminuir os sintomas de depressão e ansiedade. O seu efeito começa a surgir 7 dias após começar o tratamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Quando se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico de quais os medicamentos que se esteja a tomar, pois existem alguns que têm efeito cerebral semelhante a Serenata levando ao aparecimento de sintomas como movimentos descontrolados dos músculos, febre ou aumento dos batimentos cardíacos.

Doentes com diabetes devem consultar o médico antes de começar a tomar este remédio, pois ele aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Serenata engorda ou emagrece?

Sim, pois um dos efeitos colaterais deste remédio é o aumento ou diminuição de peso, uma vez que pode alterar o funcionamento do metabolismo do organismo, além de aumentar ou diminuir o apetite.

Serenata dá sono?

Sim, a sonolência é um dos efeitos colaterais deste remédio, uma vez que ele altera produção de certas substâncias que influenciam a regulação do sono.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A dose máxima é de 200 mg por dia e, caso se tome dose superior, deve-se procurar imediatamente o médico, pois podem surgir sintomas como sonolência, enjoo, vômito, aumento dos batimentos do coração, tremor e tontura.

Composição

Cada comprimido de 50 mg ou 100 mg de Serenata contém:

Cloridrato de Sertralina ________________ 56 mg ou 112 mg

(Equivalente a 50 mg ou 100 mg de sertralina)

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: fosfato de cálcio dibásico (anidro), dióxido de silício (coloidal), amidoglicolato de sódio, hiprolose, polissorbato 80, estearato de magnésio, celulose microcristalina, hipromelose, propilenoglicol e dióxido de titânio).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser armazenado em temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da umidade, até à data de validade indicada na caixa.

Laboratório

Torrent do Brasil Ltda.

Dizeres Legais:

Cambendazol MS nº 1.0550.0032 | Farm. Resp.: Dra. Dirce de Paula Zanetti

< Sensitram < Serenata > Serenus >
publicidade