Sedalgina



Indicação

Para que serve?

Sedalgina é um remédio analgésico indicado para tratar diversos tipos de dor de cabeça, como enxaqueca. Além disso, tem efeito antiespasmódico podendo ser usado no tratamento de cólica abdominal.

Outro medicamento semelhante é a Doralgina.

Posologia

Como usar?

Para tomar Sedalgina deve-se ingerir 1 a 2 drágeas, em dose única, a cada 6 horas ou 4 vezes ao dia.

Este remédio não deve ser partido ou mastigado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A Sedalgina é um remédio bem tolerado, mas que pode ter como efeitos colaterais alergia na pele, aumento do batimento do coração, irritabilidade e alergia grave acompanhada de queda de pressão sanguínea.

Por vezes, podem surgir alterações das células do sangue que levam a sangramento na pele, boca, nariz, olhos, região genital e ânus. Em alguns casos, estas alterações podem causar febre alta, dificuldade a engolir, feridas na boca, nariz, garganta, região genital e ânus. Nestes casos, a imediata interrupção do remédio está indicada.

Outros efeitos colaterais mais raros podem ser queda da temperatura corporal, vermelhidão e coceira na garganta e boca, náusea, suor e dor de cabeça que em geral desaparecem com redução da dosagem.

Pode ocorrer alteração na cor da urina, ficando avermelhada sem que haja problema de saúde.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Durante a gravidez ou amamentação não deve tomar Sedalgina sem orientação médica. Este remédio não está indicado para crianças com menos de 12 anos e em caso de alergia ou intolerância a qualquer componente da fórmula.

Em casos de crises de pressão alta, alteração dos valores do exame de sangue ou doenças como porfiria ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase, não deve tomar Sedalgina.

Farmacocinética

Como funciona?

A Sedalgina contém mucato de isometepteno, dipirona e cafeína. A dipirona atua na redução da sensibilidade para a dor. O isometepteno diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos cerebrais, contribuindo para a redução da dor, e aumenta o efeito analgésico e antiespamódico do remédio. A cafeína estimula o sistema nervoso e diminui diâmetro dos vasos sanguíneos na cabeça, sendo útil no tratamento das dores de cabeça, especialmente enxaqueca.

O início da ação da Sedalgina acontece 15 a 30 minutos depois da toma e permanece por 4 a 6 horas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Não deve tomar Sedalgina à noite se for extremamente sensível à cafeína, pois pode prejudicar o sono.

Se existir aumento do batimento cardíaco deve consultar o médico porque pode ser necessário diminuir a dose de Sedalgina. Caso tenha asma brônquica ou infecções respiratórias crônicas, for alérgico a analgésicos e anti-inflamatórios, tiver infecção na garganta ou qualquer outra doença que afete a boca ou garganta, só deve tomar Sedalgina sob orientação do médico.

Os doentes com diabetes devem ter cuidado ao tomar este remédio porque contém açúcar.

Não deve tomar Sedalgina junto com bebidas alcoólicas e medicamentos que contenham clorpromazina ou com ciclosporina. A cafeína pode reduzir a ação dos remédios usados para dormir ou tratar ansiedade. Pode ainda ocorrer aumento da pressão arterial quando usado com alguns medicamentos para tratar depressão.

Os idosos devem tomar doses menores de Sedalgina para evitar problemas de sono. Se tiver problemas de rins ou no fígado não deve tomar este remédio em doses altas ou por muito tempo.

Sedalgina corta efeito do anticoncepcional?

A Sedalgina não corta efeito do anticoncepcional, no entanto, quando iniciar o uso deste remédio deve consultar o ginecologista.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de tomar mais de 8 drágeas de Sedalgina no mesmo dia, deve ir imediatamente ao hospital ou pronto-socorro para prevenir efeitos colaterais graves.

Composição

Cada drágea de Sedalgina contém:

Mucato de isometepteno__________________________ 30 mg

Dipirona monoidratada________________________ 316,22 mg

- Equivalente a 300 mg de dipirona

Cafeína________________________________________ 30mg

Excipientes __________________________________ 1 drágea

(Excipientes: álcool etílico, caulim, cera de abelha, cera de carnaúba, corante óxido de ferro marrom, estearato de magnésio, goma arábica, povidona, lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, sacarose, dióxido de silício, talco, tetracloroetileno, laurilsulfato de sódio e água de osmose reversa).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

O remédio deve ser mantido na caixa, conservado em temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Dizeres Legais:

Sedalgina M.S. no 1.0370. 0480 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

< Sedalex < Sedalgina > Sédatif PC >
publicidade