Sedalex



Indicação

Para que serve?

Sedalex é indicado no alivio da dor e inflamação causadas por contraturas musculares e no tratamento das dores de cabeça tensionais, em adultos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Sedalex está contraindicado para mulheres grávidas e crianças, pacientes com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, acalasia do esôfago, úlcera péptica estenosante, hipertrofia prostática, obstrução do colo da bexiga, Miastenia grave, pacientes com porfiria aguda do fígado intermitente, deficiência congênita da glicose-6-fosfatodesidrogenase, função da medula óssea insuficiente ou doenças do sistema hematopoiético, pacientes com historial de broncospasmo ou asma causados por reações anafiláticas a medicamentos como salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina e naproxeno, pacientes com alergia aos derivados de pirazolonas como fenazona ou propifenazona ou a pirazolidinas como fenilbutazona ou oxifembutazona e para pacientes com alergia ao Citrato de orfenadrina, à Dipirona sódica, à Cafeína​ ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, administrados 3 a 4 vezes ao dia.

Os comprimidos de Sedalex devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Sedalex podem incluir boca seca, confusão mental, redução ou aumento do ritmo cardíaco, palpitações, sede, diminuição da quantidade de suor, dificuldade ou hesitação em urinar, visão embaçada, dilatação da pupila, aumento da pressão dentro do olho, fraqueza, enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura, prisão de ventre, sonolência, reações de alergia como coceira, vermelhidão, urticária ou inchaço na pele, coceira, alucinações, agitação, tremor, irritação no estômago ou urticária na pele.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Sedalex, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, consumir regularmente bebidas alcoólicas, tiver doenças ou problemas no sangue, fígado ou rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo propoxifeno, fenotiazínicos ou medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Sedalex deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode prejudicar a capacidade de dirigir.

Sedalex não deve ser utilizado no tratamento de rigidez muscular associada ao uso de antipsicóticos.

O tratamento com Sedalex​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Sedalex​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Sedalex por cada comprimido contém:

Citrato de orfenadrina ____________________________ 35 mg

Dipirona sódica monoidratada __________________ 316,22 mg

- Equivalente a 300 mg de dipirona sódica ________ 316,22 mg

Cafeína _______________________________________50 mg

Excipiente _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: álcool etílico, amido, estearato de magnésio, povidona e talco).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Sedalex deve ser armazenado em sua embalagem original, à temperatura ambiente e protegido da luz e umidade.

Farmacocinética

Como funciona?

Sedalex tem na sua composição Citrato de orfenadrina, Dipirona sódica e Cafeína, compostos que lhe conferem uma ação analgésica e relaxante muscular.

O Citrato de orfenadrina é uma droga anticolinérgica, de ação central, com propriedades anti-histamínicas fracas, que atua no alívio da dor causada por contraturas musculares de origem traumática ou inflamatória. Por outro lado, a Orfenadrina parece atuar no organismo através das suas propriedades analgésicas, e a sua ação é potencializada pela Dipirona Sódica, um derivado pirazolônico não-narcótico, e pela Cafeína Anidra, ambos presentes na fórmula de Sedalex.

Interações Medicamentosas

Sedalex não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como Propoxifeno, Fenotiazínicos como Clorpromazina, Antipsicóticos ou juntamente com Ciclosporina.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Sedalex, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, ajustando posteriormente os horarios das doses seguintes, de modo a respeitar os intervalos entre doses. As doses de Sedalex nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Sedalex dá sono?

Sim, Sedalex pode dar sono, pois tem na sua composição um anti-histamínico fraco, o Citrato de orfenadrina, que em algumas pessoas pode causar sonolência.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Outros remédios para o alivio da dor e inflamação causadas por contraturas musculares, além de Sedalex, podem ser Dorflex, Naproxeno ou Voltaren.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0370.0179 ​
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

< Sedaciclina < Sedalex > Sedalgina >
publicidade