Secnidal



Indicação

Para que serve?

O Secnidal comprimidos de 1000mg ou suspensão oral, é um medicamento indicado no tratamento de certas infestações por parasitas, nomeadamente, giardíase; amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase hepática e tricomoníase.

Posologia

Como usar?

Este remédio deve ser administrado, por via oral, com uma das refeições, preferencialmente à noite, ao jantar. Os comprimidos deverão ser tomados inteiros, sem partir ou mastigar.

As doses geralmente recomedadas, dependem do tipo de parasita e da idade da pessoa a tratar.

O quadro seguinte traduz as diferentes posologias recomendadas:

IndicaçõesAdultosCrianças
TricomoníaseDose única de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge.--------
Amebíase intestinal e giardíase2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg), em dose única*Suspensão: Dose única de 30 mg/kg/dia (máximo: 2 g) ou seja, 1 mL/kg de peso em tomada única. (ver instruções abaixo).
Amebíase hepática1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias* Suspensão: 30 mg/kg/dia (máximo: 2 g), e durante 5 a 7 dias ou seja, 1 mL/kg de peso durante 5 a 7 dias (ver instruções abaixo).

• Preparação da suspensão 1. Remover a tampa; 2. Adicionar água até a marca indicada no frasco; 3. Colocar a tampa e agitar vigorosamente durante 1 minuto; 4. Administrar em seguida, utilizando o copo medida, conforme prescrição médica. OBS.: Somente administrar o medicamento com o copo-medida que acompanha o produto. Após o término do tratamento com SECNIDAL suspensão, não é recomendável a reutilização do restante do medicamento, uma vez que depois de aberto o frasco, as próprias condições ambientais poderão alterar seus componentes. -

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O tratamento com Secnidal poderá causar efeitos secundários como, alergia manifestada por febre, vermelhidão, urticária, inchaço repentino. Raramente poderão surgir também sintomas como náuseas, gosto metálico, glossites e estomatites, erupções na pele e diminuição do número de glóbulos brancos no sangue.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Secnidal não poderá ser utilizado nos seguintes casos em casos de pessoas com alergia aos derivados imidazólicos ou a qualquer componente do produto, suspeita de gravidez, nos três primeiros meses de gravidez e durante a amamentação.

Farmacocinética

Como funciona?

O secnidazol, princípio ativo de Secnidal, é um derivado sintético da série dos nitro-imidazóis, dotado de atividade parasiticida.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso deste remédio deve ser evitado em pessoas com história de alterações nos valores sanguíneos e com disturbios neurológicos.

O Secnidal deve ser utilizado com cautela em pessoas com diabetes e durante este tratamento e até 4 dias após o seu término, deve evitar-se a ingestão de bebidas alcoolicas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão de doses excessivas ou superiores às recomendadas, deve-se procurar de imediato socosso médico pois poderá ser necessário realizar uma lavagem gástrica e instituir tratamento sintomático de acordo com o necessário.

Composição

Cada comprimido revestido de Secnidal 1000mg contém: Secnidazol___________________________________1000 mg

(Excipientes q.s.p 1 comprimido: celulose microcristalina, amido de milho, dióxido de silício, povidona K30, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, hipromelose, propilenoglicol, macrogol 6000).

Cada mL da suspensão de Secnidal 900mg contém: Secnidazol_____________________________________30 mg (Excipientes q.s.p 1 mL :sacarose, povidona K30, aspartame, aroma limão-vanilla).

Como posso utilizar o Secnidal suspensão?

Para utilizar a suspensão deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Remover a tampa;
  2. Adicionar água até a marca indicada no frasco;
  3. Colocar a tampa e agitar vigorosamente durante 1 minuto;
  4. Administrar em seguida, utilizando o copo medida, conforme prescrição médica.

OBS: Para esta utilização deve-se utilizar apenas o copo-medida que acompanha o produto.

Depois de terminar este tratamentoe, deve-se rejeitar o produto que sobre pois depois de aberto o frasco, as condições ambientais poderão alterar seus componentes.

Em que formas poderei encontrar o Secnidal?

Este remédio poderá ser encontrado sob a forme de comprimidos revestidos de 1000 mg de secnidazol, ou suspensão ora, frascos dosados a 900 mg de secnidazol (30 mg/mL), para diluição a 30 mL com água + copo dosador.

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

Dizeres legais:

MS 1.1300.0290

Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira

CRF-SP no 5854

< Secni-plus < Secnidal > Secnidazol >
publicidade