Sabofen

Atualizado em: Janeiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Sabofen sabonete é indicado para a antissepsia da pele e couro cabeludo.

O uso deste sabonete é recomendado na limpeza das mãos e ferimentos leves, como antisético da mucosa vaginal, na limpeza do corpo e tratamento de afecções cutâneas como furúnculos, acne, impetigo, dermatite infecciosa e dermatomicose superficial, reduzindo assim odores fortes provenientes dos microorganismos da pele.

Posologia

Como usar?

Ao ensaboar a pele, deixar em contato por aproximadamente 5 minutos, enxaguar com água corrente. Pode-se repetir a aplicação 2 a 3 vezes ao dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas ao sabonete Sabofen são raras, no entanto pode ocorrer reação alérgica, resultando em erupções cutâneas, que podem variar desde reação eczematosa branda até uma dermatite esfoliativa.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Sabofen é contraindicado em pessoas com alergia ao iodo.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O mecanismo de ação da iodopovidona é semelhante ao do iodo, oxidando enzimas e proteínas essenciais ao metabolismo microbiano, bem como os ácidos graxos insaturados das membranas celulares destes microrganismos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Sabofen é indicado somente para uso externo e deve ser evitado o contato com os olhos.

Em casos de ferimentos profundos ou queimaduras graves, deve-se usar com cautela, principalmente em gestantes e neonatos, devido à possibilidade do iodo ser absorvido e interferir no metabolismo e função da tireóide.

Composição

Cada g de sabonete contém:

Iodopovidona__________________________________0,007 g

Excipientes q.s.p. __________________________________1 g

(Excipinetes: massa base (sebo bovino, óleo de babaçu), ácido etidrônico, branqueador óptico (distirilbifenil dissulfonato dissódico, EDTA tetrassódico, água), butil-hidroxitolueno, corante amarelo (CI 11680), edetato de sódio, dióxido de titânio e essência bouquet).

Laboratório

Geyer Medicamentos S.A.

Telefone: +55 (51) 3092-7200

Dizeres legais:

M.S. 1.0443.0040 | Farmacêutica Responsável: Glaucia Porto Prates | CRF - RS 4261

< Rumalon < Sabofen > Sabril 500 mg >
publicidade