Roacutan cápsulas

Isotretinoina



Indicação

Para que serve?

Usado no tratamento de formas graves de acne ou em casos de acne resistente a tratamentos anteriores com antibióticos e pomadas.

Posologia

Como usar?

O tratamento deve ser iniciado com uma dose diária de 0,5 mg/kg. As doses podem aumentar consoante a necessidade do doente, variando entre 0,5 a 1,0 mg/kg/dia.

Em caso de acne muito intenso ou no tronco podem ser necessárias doses diárias maiores, até 2,0 mg/kg.

Deve ser tomado com a refeição, uma ou duas vezes ao dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns incluem anemia, alteração nos valores do exame de sangue, inchaço da pálpebra, conjuntivite, irritação ou secura dos olhos, alteração nos valores no exame ao fígado, secamento da pele e lábios, dores musculares, dores nas articulações, dor na região lombar e alteração nos valores do colesterol.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmulas. É contraindicado em caso de histórico de aumento de vitamina A no organismo antes do início do tratamento e em doentes com problemas de fígado.

Farmacocinética

Como funciona?

Roacutan contém na sua fórmula uma substância chamada isotretinoína que diminui a atividade e tamanho das glândulas produtoras de sebo e que causam aparecimento de acne.

O tempo médio de início de ação com resultado é estimado entre 8 e 16 semanas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento, deve-se informar o médico sobre a existência de doenças, principalmente no fígado, estômago, intestino ou psiquiátricas, assim como medicação que se esteja a tomar para que sejam verificadas possíveis interações que possam existir e influenciar a eficácia do remédio.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de se tomar dose superior à indicada pode surgir secura dos lábios, feridas na pele ou visão embaçada devido ao excesso de vitamina A no organismo, devendo-se consultar o médico imediatamente.

Composição

Cada cápsula de Roacutan contém:

Isotretinoína ________________________ 10 mg ou 20 mg

Excipientes ________________________________ cápsula

(Excipientes: óleo de soja, cera amarela, óleo de soja hidrogenado, óleo de soja parcialmente hidrogenado, gelatina, glicerol 85%, Karion 83, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho).

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

Dizeres legais:

Roacutan MS – 1.0100.0182 | Farm. Resp.: Guilherme N. Ferreira

< Rivotril < Roacutan cápsulas > Ronal >
publicidade