Risperdal Consta



Indicação

Para que serve?

Risperdal Consta é indicado no tratamento de esquizofrenia e outros transtornos psicóticos como alucinações, delírios ou distúrbios do pensamento. Este medicamento pode ainda ser usado na manutenção da melhoria dos sintomas em pessoas com transtorno bipolar, de forma isolada ou em associação com outros remédios.

Posologia

Como usar?

A dose normal recomendada é 25 mg em injeção intramuscular, feita no hospital ou posto de saúde, a cada duas semanas.

Em alguns casos, poderá ser necessário aumentar a dose para 37,5 mg ou 50 mg. O efeito causado pelo aumento de dose não deverá surgir num período de tempo inferior a 3 semanas e, por isso, os aumentos de dose não deverão ser feitos em períodos inferiores a 4 semanas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os principais efeitos colaterais do Risperdal Consta incluem tonturas, visão turva, dores de cabeça, tremores, alterações na concentração e atenção, dificuldades para pegar no sono, cansaço, muscúlos rígidos e tensos que causam movimentos irregulares, tosse, infecção recorrente do sistema repiratório, diminuição ou aumento do apetite, aumento de peso, diarreia ou prisão de ventre, dores nas articulações e alterações no sangue como aumento dos níveis de açucar ou diminuição da contagem de células vermelhas.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Risperdal Consta não pode ser utilizado em pessoas com alergia conhecida à risperidona ou a qualquer componente da fórmula nem em mulheres a amamentar nem em crianças com idade inferior a 18 anos.

Farmacocinética

Como funciona?

Risperdal Consta é uma formulação de risperidona, um antipsicótico de libertação lenta e gradual.

A risperidona é um antagonista seletivo de monoaminas que tem grande afinidade para receptores serotoninérgicos 5HT2 e dopaminérgicos D2, liga-se também a receptores alfa-1 adrenérgicos e, com menor afinidade, a receptores histaminérgicos H1 e alfa-2 adrenérgicos. A risperidona não tem afinidade por receptores colinérgicos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A toma de Risperdal Consta pode causar sintomas de alergia. Idealmente este medicamento deverá ser iniciado por via oral para que se verifique se existe ou não alguma alergia. Se após a toma deste remédio, surgirem efeitos como coceira dificuldades de respiração ou inchaço da cara deverá ser interrompida a administração e contactado imediatamente o médico.

Grávidas, ou mulheres a tentar engravidar deverão informar o médico deste estado pois mediante indicação médica.

O médico deverá ser informado e Risperdal Consta deverá ser usado com cautela sempre que: a pessoa use simultâneamente medicamentos para o tratamento de pressão alta, se sofrer ou tiver algum membro da família que tenha problemas de coagulação do sangue, se tiver problemas de coração, rins ou fígado, se estiver a planejar uma operação aos olhos, se tiver história de convulsões, demência, doença de Parkinson, epilepsia, ou se tiver baixos níveis de células brancas no sangue.

O ganho de peso associado à toma deste remédio é uma possibilidade portanto deverão seer tomados alguns cuidados na alimentação para diminuir este possível efeito.

Este remédio pode afetar a atenção e a capacidade para dirigir ou operar máquinas por isso não se deverá fazê-lo durante o tratamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de uso de grande quantidade deste medicamento, socorro médico deverá ser procurado rapidamente fazendo-se acompanhar, se possível, da bula do medicamento.

Composição

Cada frasco-ampola de Risperdal Consta 25 mg contém:

Risperidona___________________________________ 25 mg.

Excipiente: polímero lactídio-coglicolídio.

Cada frasco-ampola de Risperdal Consta 37,5 mg contém:

Risperidona___________________________________37,5 mg

Excipiente: polímero lactídio-coglicolídio.

Cada frasco-ampola de Risperdal Consta 50 mg contém:

Risperidona___________________________________50 mg.

Excipiente: polímero lactídio-coglicolídio.

Cada seringa de diluente contém: ácido cítrico anidro, água para injetáveis, carmelose sódica, cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico, hidróxido de sódio e polissorbato 20.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

Dizeres legais:

MS - 1.1236.0031

Farm. Resp.: Marcos R. Pereira-CRF/SP n° 12.304

< Risperdal < Risperdal Consta > Risperidona >
publicidade