Ridaura 3 mg
Indicação
Para que serve?
Ridaura 3 mg é indicado para a artrite reumatoide crônica, no tratamento e prevenção das lesões nas juntas, reduzindo a sua inflamação, dor e perda de movimentos, em adultos.
Posologia
Como usar?
Geralmente, a dose recomendada de Ridaura é de 6 mg, 2 comprimidos de Ridaura 3 mg, por dia, administrados em dose única ou 2 vezes por dia, durante um período mínimo de 3 a 4 meses. O tratamento com Ridaura deve ser feito de acordo com indicação médica.
Geralmente, o tratamento com Ridaura deve ser combinado com outras posologias, como tratamentos com anti-inflamatórios não esteroides.
Os comprimidos de Ridaura devem ser administrados juntamente com um copo de água, antes ou durante as refeições.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Ridaura 3 mg incluem dores de estômago ou cãibras, excesso de gases no estômago ou intestino, náusea, vômito, prisão de ventre, azia, perda de apetite, perda de cabelo, diarreia, gosto metálico, feridas na língua ou boca, úlceras na boca, comichão, urticária na pele, manchas roxas, sangramento fácil, dor nos olhos ou alterações oculares, sangue na urina, problemas fígado ou rins, pele amarelada, contagem de células de sangue baixos, sangramento no estômago ou intestinos, úlcera péptica, inflamação pulmonar ou reações alérgicas graves com sintomas como inchaço na face, lábios, boca ou garganta e dificuldade em respirar ou em engolir.
Além disso, Ridaura 3 mg pode causar também uma maior sensibilidade à luz solar, com sintomas como urticária, comichão, vermelhidão ou queimaduras graves na pele.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Ridaura 3 mg está contraindicado para pacientes com problemas ou doença nos rins ou fígado, historial de de alergias a outros medicamentos contendo ouro ou metais pesados, historial de distúrbios graves de sangue ou de medula óssea, historial de doenças de pele crônicas como eczema, dermatite ou urticária e para pacientes com alergia a algum componente da fórmula.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Ridaura 3 mg, deverá falar com o seu médico se pretender utilizar o medicamento em crianças ou adolescentes com menos de 16 anos de idade, estiver grávida ou amamentando, tiver historial de alergias a outros remédios, comidas, conservantes ou corantes, tiver problemas no fígado, rins ou coração, doença inflamatória do intestino, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, diabetes, insuficiência arterial elevada ou esclerose sistêmica ou se estiver a tomar outros medicamentos.
O tratamento com Ridaura 3 mg deve ser iniciado o mais cedo possível de acordo com indicação médica, de modo a que seja iniciado antes que a doenças cause alterações destrutivas permanentes nas estruturas articulares. Além disso, durante o tratamento com Ridaura deve ser feita uma monitorização regular da resposta do paciente ao tratamento, sendo recomendada a realização de exames regulares ao sangue, fígado, urina e olhos.
O tratamento com Ridaura nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva de Ridaura 3 mg, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Composição
Ridaura 3 mg por cada comprimido contém:
Auranofina _______________________________________ 3 mg
Excipientes _______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose, amido de milho, celulose microcristalina, amido glicolato de sódio, estearato de magnésio, hypromellose, propilenoglicol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo (CI77492)).
Interações Medicamentosas
Ridaura 3 mg não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como penicillamine, elevadas doses de corticoesteroides ou outros medicamentos imunossupressores, medicamentos para tratar ou prevenir a malária, medicamentos para tratar câncer, clonidina, medicamentos para o controle da dor, varfarina ou com levamisol.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Ridaura 3 mg deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, dede que não se encontro muito próximo do horário da dose seguinte. Caso se encontre muito próximo do horário da dose seguinte, deve saltar a dose esquecida. As doses de Ridaura 3 mg nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.
Laboratório
Mercury Pharma Group Limited
O genérico de Ridaura 3 mg é a Auranofina, porém outros remédios que também podem tratar os sintomas da artrite reumatoide podem ser Torsilax, Ibupril, Diprospan ou Melocox.