Repoflor
Indicação
Para que serve?
Repoflor cápsulas e Repoflor Pediátrico são indicados para restaurar a flora intestinal biológica, no tratamento da diarreia provocada por Clostridium difficile, devido ao uso de antibióticos ou remédios para quimioterapia, em adultos e crianças.
Posologia
Como usar?
Repoflor cápsulas
- Repoflor cápsulas 100 mg: geralmente, a dose recomendada para o tratamento de alterações agudas da flora intestinal e da diarreia causada por Clostridium difficile é de 2 cápsulas, administradas 2 vezes por dia, em jejum ou 30 minutos antes das refeições. Para o tratamento de alterações crônicas da flora intestinal a dose recomendada é de 1 cápsula, administrada 2 vezes por dia.
- Repoflor cápsulas 200 mg: geralmente, a dose recomendada para o tratamento de alterações agudas da flora intestinal e da diarreia causada por Clostridium difficile é de 1 cápsula, administrada 2 vezes por dia, em jejum ou 30 minutos antes das refeições. Para o tratamento de alterações crônicas da flora intestinal a dose recomendada é de 1 cápsula, 1 vez por dia.
As cápsulas de Repoflor devem ser engolidas inteiras, juntamente com um copo de água, sem partir, abrir ou mastigar.
Em caso de dificuldade em engolir, o conteúdo das cápsulas pode ser adicionado a líquidos ou alimentos, porém não deve ser adicionado o alimentos quentes, gelados ou a bebidas alcoólicas.
Repoflor Pediátrico
- Geralmente, a dose recomendada para o tratamento de alterações agudas da flora intestinal e da diarreia causada por Clostridium difficile é de 1 envelope, administrado 2 vezes por dia, em jejum ou 30 minutos antes das refeições. Para o tratamento de alterações crônicas da flora intestinal a dose recomendada é de 1 envelope, administrado 1 vez por dia.
O conteúdo do envelope, pode ser adicionado a líquidos, à mamadeira ou a alimentos, porém, não deve ser adicionado o alimentos quentes, gelados ou a bebidas alcoólicas.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
A bula de Repoflor cápsulas ou Repoflor Pediátrico não refere efeitos colaterais.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Repoflor está contraindicado para pacientes com alergia à levedura ou a algum dos componentes da fórmula.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
Repoflor tem na sua composição levedo de Saccharomyces boulardii-17, um preparado biológico isolado a partir de frutas silvestres tropicais. A Saccharomyces boulardii-17 é um micro-organismo vivo, resistente à ação dos sucos gástricos, entérico, pancreático e biliar. Este beneficia o desenvolvimento da flora intestinal, impedindo o crescimento de germes ou agentes patogênicos, como Proteus, Escherichia coli, Shigella, Salmonella, Pseudomonas, Staphylococcus e Candida albicans, que podem ser nocivos ao tubo digestivo.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Repoflor, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver algum problema ou doença grave ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
O tratamento com Repoflor nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva de Repoflor, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Composição
Repoflor cápsulas 100 mg por cada cápsula contém:
Saccharomyces boulardii-17, liofilizado ____________ 100 mg
- Equivalente a 100 mg de liofilizado contém cerca de 2 x 10^9 células de Saccharomyces boulardii-17
Excipientes _________________________________ 1 cápsula
(Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose).
Repoflor cápsulas 200 mg por cada cápsula contém:
Saccharomyces boulardii-17, liofilizado ____________ 200 mg
- Equivalente a 200 mg de liofilizado contém cerca de 4 x 10^9 células de Saccharomyces boulardii-17
Excipientes _________________________________ 1 capsula
(Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose).
Repoflor Pediátrico por cada 1 g contém:
Saccharomyces boulardii-17, liofilizado ____________ 200 mg
- Equivalente a 200 mg de liofilizado contém cerca de 4 x 10^9 células de Saccharomyces boulardii-17
Excipientes ______________________________________ 1 g
(Excipientes: lactose, essência de morango pó, dióxido de silício, sacarina sodica, estearato de magnésio).
Interações Medicamentosas
Repoflor não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como agentes fungistáticos e fungicidas, como os poliênicos e os derivados do imidazol.
Laboratório
EMS
SAC: 0800 191914.
Outros medicamentos para o tratamento da diarreia podem ser Floratil ou Imodium.
Dizeres Legais:
Ms: 1.0235.0420
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio