Principais remédios para tratar a candidíase genital



A candidíase genital pode ser facilmente tratada com o uso de antifúngicos, pois essa infecção é causada por um crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que provocca coceira, corrimento e placas esbranquiçadas na região genital.

Geralmente, estes medicamentos podem ser comprados nas farmácias sem receita médica, no entanto, é importante ir no ginecologista, no caso das mulheres, ou no urologista, no caso dos homens, quando a candidíase surge pela primeira vez, para avaliar se existe algum outro problema que esteja causando o crescimento excessivo de fungos.

Pomadas para candidíase genital

As pomadas para candidíase normalmente são o primeiro tipo de remédios utilizados para tratar a candidíase e incluem:

As pomadas podem ser usadas tanto nos casos de candidíase na vagina, como candidíase masculina, devendo ser utilizadas por 7 dias consecuticos.

Na maioria dos casos, as pomadas devem ser aplicadas antes de dormir, para permitir que o medicamento fique mais tempo em contato com a vagina ou o pênis. Estes remédios podem ainda ser vendidos na forma de creme ou comrpimido vaginal, de acordo com a preferência de cada pessoa.

Comprimidos para candidíase genital

Outra opção de tratamento são os comprimidos antifúngicos, no entanto, eles normalmente só são utilizados nos casos de cândidíase crônica ou persistente, devendo ser orientados por um médico. Estes comprimidos podem ser utilizados juntamente com as pomadas ou individualmente.

Alguns dos mais utilizados são

Este tipo de remédios pode provocar vários efeitos colaterais como diarreia, dor de estômago ou dores de cabeça e, mas devem ser utilizados durante todo o período indicado pelo médico, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

Além disso, os comprimidos não devem ser usados em grávidas pois podem aumentar o risco de malformações no feto ou aborto, por exemplo.

Cuidados para acelerar a recuperação

Durante o tratamento, além de tomar os medicamentos indicados pelo médio também é importante ter alguns cuidados para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. Estes incluem:

  • Manter a região genital lavada e seca;
  • Utilizar roupa íntima de algodão;
  • Dormir sem roupa íntima;
  • Evitar usar roupa muito apertada;
  • Não utilizar qualquer tipo de produto na região íntima.

Como os cremes para candidíase podem alterar o látex do preservativo e diminuir a sua eficácia, é recomendado utilizar outro método contracpetivo para diminuir o risco de uma gravidez indesejada.

publicidade