Remédios para Enjoo e Vômito

publicidade

São várias as causas que podem estar na origem de vômitos e sensação de enjoo e, por isso, antes de se decidir tomar um medicamento, deve-se sempre falar com o médico para saber qual o mais indicado. Muitas vezes, simultâneamente com estes sintomas, a pessoa pode também ter diarreia, mas caso isso aconteça, o tratamento a realizar deverá ser diferente, sendo muito importante a ingestão de líquidos em ambos os casos.

As náuseas são um sintoma muito frequente em grávidas, que não devem tomar estes medicamentos, a não ser que o médico entenda que os benefícios compensam os riscos. O mesmo acontece com as crianças, mesmo que muitos destes medicamentos estejam disponíveis em formulações infantis, só devem ser usadas com a autorização do pediatra.

Além disso, existem muitas pessoas que quando viajam se sentem enjoadas e vomitam. Nestes casos, o remédio dever ser tomado com antecedência, antes da viagem, para evitar estes sintomas.

Como aliviar o enjoo e vômito

Os enjoos e vômitos são sintomas que podem ser causados pela alimentação, labirintite, problemas gastrointestinais, enxaqueca, ressaca ou intoxicações alimentares, por exemplo. Nestes casos, o médico pode receitar medicamentos, como:

  • Domperidona (Domperix, Peridal, Motilium): Está disponível em comprimidos ou em suspensão oral e pode ser usado para aliviar náuseas e vômitos de origem funcional, orgânica, infecciosa, causada por alguns medicamentos ou alimentos. Deve ser tomado cerca de 15 a 30 minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia. Saiba mais sobre a posologia, contraindicações e efeitos colaterais.
  • Metoclopramida (Plasil, Primperan): Também está disponívem em comprimidos ou solução oral e pode ser usado para o alívio das náuseas e vômitos causados por cirurgia, doenças metabólicas ou infecciosas ou causadas por medicamentos. Deve ser tomado cerca de 10 minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia. Saiba mais sobre este medicamento.
  • Ondasetrona (Vonau): Este medicamento é geralmente indicado para aliviar as náuseas e vômitos provocados por alguns tratamentos, como quimioterapia, radioterapia ou prevenção destes sintomas após uma cirurgia. Conheça as contraindicações e efeitos colaterais deste medicamento.
  • Bromoprida (Digesan, Fágico, Digestil, Pridecil): A bromoprida está disponível em gotas, solução e cápsulas e é indicada para aliviar náuseas e vômitos causados por cirurgias, infecções, problemas metabólicos ou relacionados ao uso de medicamentos.  Consulte aqui a posologia, contraindicações e efeitos colaterais.
  • Dimenidrinato (Dramin): Este medicamento está indicado para o alívio de náuseas, vômitos e tonturas causadas pelo movimento ou causados por tratamentos, como radioterapia ou cirurgia. Além disso, também está indicado na prevenção e alívio do enjoo e vômito na gravidez, mas só deve ser usado se recomendado pelo médico. Pode ser tomado a cada 4 ou 6 horas.
  • Prometazina (Fenergan): A prometazina geralmente é utilizada para prevenir os vômitos após cirurgias e para prevenir as náuseas nas viagens, sendo muito comum ocorrer sedação e sonolência como efeito secundário.

Os medicamentos para controlar as náuseas e os vômitos, especialmente em crianças e grávidas, só devem ser ingeridos se os sintomas foram muito intensos e se o médico recomendar.

É também muito importante beber líquidos como chá, água ou água de coco, por exemplo, para prevenir a desidratação. Tanto crianças como adultos podem também tomar um soro caseiro ou sais de reidratação oral, que podem ser comprados na farmácia.

Além disso, também se deve fazer uma dieta durante alguns dias, evitando ingerir comidas volumosas, gordurosas e industrializadas e preferindo papinhas de arroz, arroz cozido com cenoura, sopa, carnes brancas como peru e frango ou peixe cozido, por exemplo. 

publicidade