Remédios para dor de dente

Atualizado em: Setembro 2018


publicidade

A dor de dente pode ser causada por vários fatores e, por isso, o ideal é consultar o dentista antes de se decidir tomar algum medicamento, de forma a evitar mascarar sintomas e adiar o real problema.

Geralmente, os remédios prescritos para aliviar a dor de dente são os analgésicos, anti-inflamatórios e os anestésicos locais.

1. Analgésicos

Medicamentos analgésicos como o paracetamol ou o metamizol, comercialmente conhecido por Dipirona ou Novalgina, podem ajudar a aliviar a dor de dente. No entanto, se for muito forte ou não passar com estes remédios, pode ser necessário tomar algo mais forte, como clonixinato de lisina, comercialmente conhecido por Algimate.

2. Anti-inflamatórios

Estes remédios, além de reduzirem a inflamação característica de alguns problemas dentários, também têm ação analgésica. Alguns exemplos de anti-inflamatórios muitas vezes usados na dor de dente são o ibuprofeno, nimesulida, clonixinato de lisina, naproxeno ou a aspirina por exemplo.

Saiba quem deve evitar tomar aspirina.

3. Anestésicos locais

Os anestésicos locais são aplicados na região dolorida para anestesiar a dor, e embora tenham um efeito imediato, geralmente têm uma ação relativamente curta. Os anestésicos mais usados para aliviar a dor de dente são a lidocaína em pomada ou em spray e a benzocaína em spray ou em pastilhas.

publicidade