Remédios para ansiedade

Atualizado em: Junho 2018


publicidade

Existem vários tipos de medicamentos que podem ser usados para tratar a ansiedade, como ansiolíticos ou antidepressivos, por exemplo, mas só devem ser usados se recomendados pelo médico, porque muitos deles têm efeitos colaterais e podem levar à dependência.

Antes de se fazer um tratamento medicamentoso, deve-se tentar primeiro realizar terapia com um psicólogo ou tomar remédios naturais, como Valeriana, Ginkgo, Ginseng ou Passiflora, por exemplo.

Os remédios de farmácia mais prescritos para o tratamento da ansiedade são:

1. Benzodiazepinas

As benzodiazepinas são uma classe de medicamentos muito usada para tratar a ansiedade, mas geralmente são usados por um curto período de tempo para evitar problemas aditivos e de dependência. 

Alguns dos remédios mais usados são o alprazolam, bromazepam, lorazepam, diazepam ou clonazepam, por exemplo.

Saiba quais as contra-indicações e os efeitos colaterais de cada um destes medicamentos, consultando a bula.

2. Antidepressivos

Os antidepressivos podem ser usados para tratar a ansiedade, mesmo na ausência de sintomas depressivos, já que o tratamento da ansiedade excessiva está associada a processos que envolvem os mesmos neurotransmissores que o da depressão.

Os remédios que geralmente são receitados para tratar a ansiedade são a sertralina, paroxetina ou venlafaxina, por exemplo.

Saiba quais as contra-indicações e os efeitos colaterais de cada um destes medicamentos, consultando a bula.

3. Beta-bloqueadores

Ao contrário dos anteriores, os beta-bloqueadores não atuam no cérebro e por isso, têm menos eficácia, no entanto ajudam a reduzir sintomas de ansiedade como tremores ou batimentos cardíacos acelerados, por exemplo.

Exemplos de beta-bloqueadores são o propranolol ou nadolol, por exemplo. Saiba quais as contra-indicações e os efeitos colaterais de cada um destes medicamentos, consultando a bula.

4. Hidroxizina

A hidroxizina é um anti-histamínico que foi demonstrado ter eficácia na redução da ansiedade. Saiba como usar, quem não deve tomar e quais os efeitos colaterais que podem ser causados por este remédio.

5. Buspirona

A buspirona pode também ser usada no tratamento da ansiedade acompanhada ou não de depressão, porque atua no cérebro diminuindo a liberação das substâncias que causam ansiedade e aumentando as substâncias que a diminuem.

Veja quem não deve tomar este medicamento e quais os efeitos colaterais mais comuns.

publicidade