Remédios para gripe e resfriado

Atualizado em: Agosto 2018


publicidade

Os remédios antigripais geralmente têm na sua composição analgésicos e anti-histamínicos que aliviam os sintomas da gripe e resfriado, como febre, dor de cabeça, arrepios, coriza, espirros e tosse, como é o caso do Benegrip, Trimedal, Descon ou Apracur, por exemplo.

No entanto, a pessoa pode optar por outros remédios específicos para cada sintoma:

1. Inflamação da garganta

Para tratar a inflamação na garganta, podem ser usados remédios anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, nimesulida, aspirina ou diclofenaco, que além de reduzirem a inflamação, aliviam também a dor. Saiba quem deve evitar a toma de aspirina.

Além disso, existem também pastilhas para chupar que ajudam a aliviar a dor no imediato como Strepcils, Fonergin, Benalet ou Cepacaina, por exemplo, que podem ser associados a um analgésico de ação sistêmica.

2. Dor de cabeça, ouvidos e corpo

A dor e mal estar causada pela gripe e resfriado pode ser aliviada com analgésicos, como o paracetamol ou dipirona, mas também podem ser usados os anti-inflamatórios mencionados anteriormente porque também têm ação analgésica.

Devem ser usados medicamentos distintos para crianças e adultos, já que a dose varia muito em função da idade e para a criança torna-se mais fácil tomar xaropes, gotas ou remédios que se misturem na água, como é o caso da Novalgina infantil, por exemplo, que está disponível em gotas, xarope ou supositório.

3. Febre

Os remédios que aliviam a febre são os mesmos analgésicos e os anti-inflamatórios usados para aliviar a dor e a inflamação, já que também têm propriedades antipiréticas.

4. Tosse

Quando se trata de escolher um remédio para a tosse, deve-se ter bastante atenção ao tipo de tosse manifestada, já que ela pode ser seca ou produtiva e a escolha errada do remédio pode piorar os sintomas.

Assim, para tosse seca, podem ser usados remédios como a Levodropropizina, Dropropizina ou Clobutinol com Doxilamina, por exemplo, e para a tosse produtiva devem ser usados expetorantes e mucolíticos como o Bisolvon, Mucosolvan ou Fluimucil.

5. Coriza e espirros 

A coriza e espirros são aliviados com remédios antialérgicos como a loratadina, desloratadina ou fexofenadina, por exemplo.

Caso os sintomas persistam durante muitos dias ou não melhorem com o tratamento deve-se ir ao médico porque pode ser necessário fazer outro tratamento.

publicidade