Pyridium drageas



Indicação

Para que serve?

O Pyridium Drageas está indicado para o alívio da dor e ardor, no momento de urinar, e outros desconfortos provocados pela infeção urinária, trauma, cirurgia ou outros procedimentos hospitalares.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada para adultos de Pyridium Drageas, é de 200 mg, a cada 8 horas.

As drageias deverão ser tomadas inteiras, sem partir ou mastigar, e com alimentos, de forma a reduzir os efeitos secundários no estômago.

No caso de esquecimento de uma das doses, deve-se tomar a drageia o mais rápido possível, exceto se estiver perto da hora da próxima dose. Neste caso, deve-se pular a dose esquecida e seguir o tratamento normalmente.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os seguintes eventos secundários poderão surgir durante o tratamento com Pyridium Drageas: alergia, coceira, descoloração anormal de unhas, lábios, dentes, esperma, náuseas, vômitos, diarreia, anemia, falta de glóbulos brancos e de plaquetas, problemas de fígado, como hepatite e icterícia, infeção no cérebro, dor de cabeça, problemas nos olhos e nos rins como descoloração da urina, aparecimento de pedra no rim, mau funcionamento geral e toxicidade renal.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não poderá ser utilizado por pessoas com alergia ao Cloridrato de fenazopiridina ou a qualquer um dos componentes da fórmula, com problemas graves nos rins ou no fígado. Este medicamento só poderá ser utilizado por adultos.

Farmacocinética

Como funciona?

A fenazopiridina exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do rim. A sua ação auxilia no alívio da dor, queimação, urgência e frequência em urinar. O mecanismo de ação preciso ainda é desconhecido.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso de Pyridium Drageas, deverá ser fazer-se com cautela em pessoas com:

  • Deficiência da enzima glicose-6-fosfato-dehidrogenase deverão ser tratados com este remédio com cautela, uma vez estão mais predispostos para vir a sofrer de anemia;
  • Diabetes, porque este remédio contém açucar na sua composição;
  • Grávidas e mulheres a amamentar, exceto sob orientação médica.
  • Idosos, poderá ser necessário ajuste de dose.

Este medicamento provoca cor vermelho-alaranjada na urina e nas fezes. Se este sintoma continuar por mais de dois dias, deve ser consultado o médico, pois isso poderá indicar acúmulo de fenazopiridina e isto indica mau funcionamento do rim. Pode ainda causar a descoloração de líquidos corporais como o esperma, nas unhas, lábios ou dentes quando este remédio for mastigado.

Pyridium dá sono?

Apesar de ser um dos efeitos secundários possíveis, a sonolência geralmente não é um efeito do remédio. Na dúvida deve-se recorrer ao médico para esclarecimento.

A minha urina está com uma cor avermelhada. É normal?

Este remédio provoca cor vermelho-alaranjada na urina e nas fezes. Apesar de ser um sintoma normal do uso de Pyridium Drageas, se este continuar por mais de dois dias, deverá ser procurado médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de doses excessivas de Pyridium Drageas, a pessoa deve ser levada de imediato ao hospital, onde será feito o tratamento dos sintomas.

Composição

Cada drágea de Pyridium 100mg contém:

Cloridrato de fenazopiridina_____________________100 mg

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, óleo vegetal hidrogenado, acácia, gelatina, sacarose, açúcar de confeiteiro, água purificada, talco, cera branca de abelha, cera de carnaúba, cloreto de metileno, dióxido de titânio, corante vermelho nº 40 com laca de alumínio, corante azul nº 2 com laca de alumínio).

Cada drágea de Pyridium 200 mg contém:

Cloridrato de fenazopiridina____________________200 mg

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, óleo vegetal hidrogenado, acácia, gelatina, sacarose, açúcar de confeiteiro, água purificada, talco, cera branca de abelha, cera de carnaúba, cloreto de metileno, dióxido de titânio, corante vermelho nº 40 com laca de alumínio, corante azul nº 2 com laca de alumínio).

Laboratório

Farmoquímica S.A.

SAC 0800-250110

Dizeres Legais:

Reg. MS - 1.2214.0075

Téc. Resp.: Maria Rita Maniezi

CRF-SP n.º 9.960

< Pylorid < Pyridium drageas > Pyr-pam >
publicidade