Proctosan

Atualizado em: Julho 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

Proctosan é indicado para o tratamento e alivio dos sintomas das hemorroidas e varizes, em adultos e crianças com mais de 12 anos.

Posologia

Como usar?

Tratamento das hemorroidas

  • Geralmente, é recomendada a aplicação de Proctosan 2 vezes por dia, de preferência de manhã e ao deitar, ou de acordo com a necessidade ou indicações do médico.
  • A aplicação da pomada deve ser feita após evacuar e após a higiene local, devendo o local encontrar-se limpo e seco, e seguindo as seguintes instruções de aplicação: começar por lavar bem as mãos, retirar a tampa da bisnaga, remover o lacre e enroscar o bico do aplicador. Em seguida, introduzir o bico aplicador no ânus e pressionar a bisnaga para que o produto possa fluir para as áreas afetadas. Por fim, retirar lentamente o aplicador do ânus, desencaixar o aplicador, tampar a bisnaga e lavar bem as mãos e o aplicador com água corrente e sabão.

Tratamento das varizes

  • No tratamento das varizes é recomendada a aplicação da pomada de Proctosan 2 a 3 vezes por dia, em quantidade suficiente sobre a variz, fazendo massagens suaves e prolongadas no local.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Proctosan devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Antes de aplicar a pomada, a pele deve encontrar-se limpa e seca e isenta de cremes, loções, óleos ou outras substâncias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Proctosan podem incluir urticária, bolinhas vermelhas na pele, coceira, inchaço ou vermelhidão na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Proctosan está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com alergia ao Cloridrato de lidocaína ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Proctosan é um medicamento que tem na sua composição Lidocaína, Mentol, Azuleno, Castanha-da-índia e Hamamélis, compostos responsáveis por inibir a formação de edemas inflamatórios locais, promovendo assim o alivio de sintomas como dor, coceira, vermelhidão, sensação de ardor e tensão, em casos de hemorroidas e varizes.

A Lidocaína, é um composto com propriedades anestésica locais, responsável por aliviar a dor, enquanto que o Mentol, tem características antipruriginosas e refrescantes, sendo responsável por promover a vasodilatação e sensação de frio e de anestesia, no local.

O Azuleno, é um composto com propriedades anti-inflamatórias, responsável por reduzir o inchaço e a inflamação no local, enquanto que, a Castanha-da-índia e a Hamamélis possuem uma ação vasoconstritora, atuando assim nos vasos dilatados, reduzindo o inchaço, coceira e inflamação local.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Proctosan, deverá falar com o seu médico se estiver pretendendo engravidar, tiver mais de 65 anos, tiver hemorroidas sangrentas, infecção no local de tratamento ou trauma grave da mucosa ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Proctosan, caso apareçam sintomas como urticária e bolinhas vermelhas na pele, coceira ou inchaço na pele, deve consultar o seu médico logo que possível.

O tratamento com Proctosan​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Proctosan​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Proctosan por cada 1 g de pomada contém:

Cloridrato de lidocaína _______________________ 25,000 mg
Mentol _____________________________________ 2,500 mg
Azuleno a 25 % _____________________________ 0,500 mg
Extrato de Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) ___________________________________________ 0,075 ml
Extrato de Hamamélis (Hamamelis virginiana L.) _____ 0,025 ml

Interações Medicamentosas

Proctosan não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos depressores do sistema nervoso central ou juntamente com bloqueadores neuromusculares.

Laboratório

Kley Hertz

- SAC: 0800 704 9001

Outros medicamentos para o tratamento das hemorroidas e varizes, além de Proctosan, podem ser Hemovirtus ou Proctium.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0689.0036.002-6
Farm. Resp.: Paula Carniel Antonio

< Proctium < Proctosan > Proctyl pomada >
publicidade