Primperan

publicidade

Indicação

Para que serve?

Primperan é indicado para náuseas e vômitos causados por intervenção cirúrgica, enxaqueca ou radioterapia, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Primperan solução oral 1 mg/ml

  • Adultos: a dose recomendada é 10 mg, cerca de 10 ml, administrados 3 vezes por dia, nunca excedendo os 30 mg ou 0,5 mg por cada 1 kg peso corporal.
  • Crianças: a dose a utilizar deve ser indicada pelo médico, contudo a dose recomendada vai depender do problema a tratar, do peso e da idade da crianças. As doses geralmente recomendadas podem ser consultadas na tabela seguinte.
Idade (anos)Peso da criança (Kg)Dose recomendada (mg)Dose a ingerir (ml)Nº de Doses por dia

1 a 3

10 a 14113 vezes

3 a 5

15 a 19223 vezes

5 a 9

20 a 292,52,53 vezes

9 a 15

30 a 6055
3 vezes

15 a 18

mais de 60 kg1010
3 vezes

Primperan 10 mg comprimidos

  • Adultos: a dose recomendada é 10 mg, 1 comprimido Primperan 10 mg, administrada 3 vezes por dia, nunca excedendo os 30 mg ou 0,5 mg por cada 1 kg peso corporal.

Primperan injetável

Primperan injetável apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro e as doses recomendadas devem se indicadas pelo médico.

O tratamento de náuseas e vômitos com Primperan não deve ser prolongado por mais de 5 dias consecutivos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Primperan incluem sonolência, depressão, movimentos incontroláveis como tiques, agitação, movimentos de torção ou contraturas musculares, sintomas semelhantes à doença de Parkinson como rigidez ou tremor, agitação, diminuição da pressão arterial, diarreia ou sensação de fraqueza.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Primperan está contraindicado para crianças com menos de 1 ano de idade, pacientes com hemorragia, obstrução ou perfuração no estômago ou intestino, tumor raro da glândula suprarrenal, epilepsia, doença de Parkinson, pacientes com historial de espasmos musculares involuntários ou de alterações dos pigmentos do sangue e para pacientes que estejam a tomar levodopa ou agonistas dopaminérgicos.

Além disso, Primperan 10 mg comprimidos é contraindicado para crianças com menos de 30 kg.

Veja outros remédios indicados para o alívio das náuseas e vômitos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Primperan, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pensando em engravidar ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver historial de problemas ou batimentos cardíacos alterados, tiver problemas nos níveis de sais no sangue, como potássio, sódio e magnésio, estiver a tomar medicamentos que alterem a forma como o coração bate, tiver algum problema no cérebro, fígado ou rins.

Durante o tratamento com Primperan devem ser regularmente monitorizados os níveis de pigmentos sanguíneos.

Após a administração de Primperan, deve evitar dirigir veículos ou maquinas pois este medicamento pode causar sonolência, tonturas, contraturas incontroláveis, movimentos bruscos ou contorcidos e tônus muscular invulgar o que pode levar à distorção do corpo.

O tratamento com Primperan nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Primperan​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Primperan podem incluir movimentos incontroláveis, sonolência, problemas de consciência, confusão, alucinações e problemas de coração.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Primperan​ deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Primperan​ nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Primperan não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, medicamentos para tratar a doença de Parkinson, como levodopa, medicamentos anticolinérgicos para o alivio de cólicas ou espasmos, derivados da morfina, sedativos, medicamentos para tratar doenças mentais, digoxina, ciclosporina, mivacúrio, suxametónio, fluoxetina ou com paroxetina.

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

O genérico de Olysio é o Cloridrato de Metoclopramida.

< Primosiston comprimidos < Primperan > Priorix >
publicidade