Prezista

publicidade

Indicação

Para que serve?

Prezista é indicado para o tratamento da AIDS, em adultos e crianças com mais de 6 anos.

Posologia

Como usar?

Adultos: a dose recomendada de Prezista é de 600 mg, 1 comprimido de Prezista 600 mg, administrado 2 vezes por dia e juntamente com 100 mg de Ritonavir e com outros medicamentos antirretrovirais indicados pelo seu médico.

Crianças: as doses recomendadas de Prezista para crianças entre os 6 e os 18 anos e com mais de 20 quilos, dependem do peso da criança e podem ser consultadas na tabela seguinte:

Peso da Criança em KgDoses de Darunavir e de Ritonavir recomendadas em mg
Peso mínimo (Kg)Peso Máximo (Kg)Dose de Darunavir (mg)Dose de
Ritonavir (mg)
203037550
304045060
superior ou igual a 40600100

Os comprimidos de Prezista e de Ritonavir devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e alimentos. Além disso, as doses recomendadas e a duração do tratamento com Prezista devem ser indicadas pelo seu médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais sentidos durante o tratamento com Prezista podem incluir diarreia, dor de cabeça, dor abdominal, distensão abdominal, má digestão, gases, náusea, vômito, coceira, urticária e vermelhidão na pele, dor muscular, perda de apetite, diabetes, fraqueza muscular, fadiga, aumento da gordura na barriga, aumento do colesterol, e alterações nos resultados dos exames de sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Prezista está contraindicado para crianças com menos de 3 anos de idade e para pacientes com alergia ao Darunavir ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Prezista tem na sua composição Darunavir, um inibidor de protease, que atua inibindo a protease do vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS, prevenindo assim a formação de partículas virais infectantes maduras.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Prezista​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amentando, tiver mais de 65 anos, precisar de dirigir veículos ou máquinas, tiver alergia à Sulfonamida, tiver insuficiência hepática grave, hepatite crônica B ou C, diabetes mellitus ou lipodistrofia ou se estiver a tomar outros medicamentos incluindo medicamentos sem prescrição.

Prezista não cura a infecção pelo HIV ou AIDS, pelo que, os pacientes em tratamento continuam em risco de transmitir o vírus do HIV para outras pessoas e de contrair infecções oportunistas.

O tratamento com Prezista é geralmente feito juntamente com doses baixas de Ritonavir e em conjunto com outros agentes antirretrovirais. Além disso, o tratamento com Prezistar nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Prezista, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Prezista 75 mg por cada comprimido contém:

Etanolato de Darunavir ________________________ 81,31 mg
Excipientes ______________________________ 1 Comprimido

Prezista 150 mg por cada comprimido contém:

Etanolato de Darunavir _______________________ 162,62 mg
Excipientes ______________________________ 1 Comprimido

Darunavir 300 mg por cada comprimido contém:

Etanolato de Darunavir _______________________ 325,23 mg
Excipientes ______________________________ 1 Comprimido

Darunavir 600 mg por cada comprimido contém:

Etanolato de Darunavir _______________________ 650,46 mg
Excipientes ______________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: crospovidona, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco, celulose microcristalina e dióxido de silício).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Prezista, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que tenham passado menos de 6 horas. Porém, se já se passaram mais de 6 horas, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Prezista nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Prezista e Ritonavir não devem ser administrados em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias, como astemizol, terfenadina, alfuzosina, sildenafila, midazolam, cisaprida, pimozida, alcaloides do ergot, colchicina, dronedarona, lovastatina, sinvastatina, ranolazina, rifampicina ou erva de São João.

Além disso, Prezista não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos para o vírus da Hepatite C, como boceprevir, telaprevir, simeprevir, medicamentos para prevenir convulsões, como fenobarbital, fenitoína, esteroides, medicamentos para o tratamento de algumas infecções como a tuberculose como a rifapentina, medicamentos para o coração como amiodarona, anlodipino, bepridil, bosentana, carvedilol, diltiazem, felopidina, flecainida, disopiramida, lidocaína, metoprolol, mexiletina, nifedipino, nicardipina, propafenona, tadalafila, timolol, quinidina, verapamil, contraceptivos hormonais de estrogênios, tadalafila, apixabana, etexilato de dabigatrana, rivaroxabana, varfarina, atorvastatina, pravastatina, rosuvastatina, everolimo, ciclosporina, tacrolimo, sirolimo, budesonida, fluticasona, salmeterol, colchicina, artemisina, lumefantrina, dasatinibe, everolimo, nilotinibe, vinblastina, vincristina, amitriptilina, desipramina, imipramina, nortriptilina, trazodona, posaconazol, prednisona, buspirona, clorazepato, diazepam, estazolam, flurazepam, zolpidem, digoxina, cetoconazol, itraconazol, voriconazol, rifabutina, avanafila, sildenafila, vardenafila, tadalafila, claritromicina, paroxetina, sertralina, carbamazepina, buprenorfina, naloxona, metadona, risperidona, tioridazina, quetiapina ou midazolam parenteral.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

O genérico de Prezista é o Darunavir e outros remédios que também podem ser usados no tratamento da AIDS podem ser Lamivudina, Viread ou Efavirenz.

Dizeres Legais:

MS: 1.1236.3387
Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

< Prevenar 13 < Prezista > Pridecil >
publicidade